PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Agrupamento de Escolas de Resende


Exposição de motivos
O recurso a tratamentos somáticos através da utilização do medicamento é altamente utilizado em Portugal para o tratamento de doenças mentais. Esta terapia tem-se mostrado eficaz, mas, normalmente, traz consigo vários efeitos colaterais que podem ser a causa de problemas ainda mais graves.
Assim, na nossa segunda medida pretendemos que o uso desta terapia seja restringido e que se invista em maior quantidade no tratamento psicoterapêutico que tantas vezes é menosprezado. Com esta medida, também haveria um aumento no mercado de trabalho de especialista na área da psicologia, que como é sabido em Portugal é uma área muito saturada.

2ª medida
Restrição do tratamento somático e predominantemente medicamentoso, apelando-se à sua substituição pelo tratamento psicoterapêutico.

Os estudos académicos e a análise de situação provam que o stresse é um dos grandes motivos do mal-estar psicológico na adolescência. Por essa razão, o que pretendemos é diminuir o número destes casos através da escola, sendo obrigatório, assistir pelo menos a uma aula com várias estratégias de aprendizagem do alívio ao stress tais como: aprender a controlá-lo através do relaxamento (música, controlo da respiração e praticar desporto), identificação de caraterísticas pessoais positivas, favorecer o aumento da autoestima.
´
3ª Medida
Criar, pelo menos uma aula de “combate ao stress”, de caráter obrigatório para encarregados de educação e professores onde são delineadas estratégias e ensinadas inúmeras técnicas de aplicação inicial.


Medidas Propostas
  1. 1ª Medida - Curso básico sobre formas de identificação e tratamento do mal-estar mental, gratuito e de caráter obrigatório, para encarregados de educação e professores.
  2. 2ª medida - Restrição do tratamento somático e predominantemente medicamentoso, apelando-se à sua substituição pelo tratamento psicoterapêutico.
  3. 3ª Medida - Criar, pelo menos uma aula de “combate ao stress”, de caráter obrigatório para encarregados de educação e professores onde são delineadas estratégias e ensinadas inúmeras técnicas de aplicação inicial.