PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Secundária São Pedro, Vila Real


Exposição de motivos
Consideramos que se deve investir na prevenção e criar condições para que os jovens não entrem em situações de risco, no que diz respeito à saúde mental, como crises de ansiedade, depressões, ataques de pânico... É baseados neste princípio que propomos medidas com caráter preventivo, embora a terceira tenha, de igual modo, a componente terapêutica.
Sobre a nossa primeira medida, temos a convicção de que os testes provocam muito stress e ansiedade aos alunos e se forem muitos, por semana, ainda pior. Deve considerar-se que mesmo havendo apenas dois testes, por vezes, estão marcadas, na mesma semana, apresentações e defesa de trabalhos de pesquisa realizados e provas orais para as quais é preciso estudar e preparar-se.
Na nossa segunda medida, partimos do facto, evidente para todos de que a sexta-feira é um dia difícil devido ao desgaste e cansaço da semana, por isso, não se entende que haja turmas com aulas todo o dia. A predisposição para aprender é menor e daí considerarmos que deve ser um dia com menos aulas.
A terceira medida que propomos, resulta da necessidade premente dos alunos terem apoio de técnicos especializados que podem assegurar uma ajuda eficaz. Nas escolas há poucos psicólogos e muitos alunos a precisar de acompanhamento continuado e não apenas uma consulta, uma vez por período. O acompanhamento psicológico do percurso escolar e pessoal dos alunos é um apoio muito positivo e um forte contributo para, por exemplo, prevenir situações de ansiedade e ataques de pânico.


Medidas Propostas
  1. - Só ser permitida a realização de dois testes por semana;
  2. - Manhã ou tarde de sexta-feira livre;
  3. - Mais psicólogos nas escolas.