PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Secundária Morgado de Mateus, Vila Real


Exposição de motivos
Considerando que é essencial agir na prevenção dos transtornos que colocam em risco a saúde mental dos jovens em idade escolar, propomos um conjunto de medidas que deverão prevenir o surgimento de alguns dos problemas mais frequentes bem como permitir a identificação de casos mais graves em fase inicial, de modo a que, caso se justifique, possam vir a ser encaminhados para uma resposta médica.
Seguem as medidas com os devidos pressupostos:
“Quem cultiva a amizade não conhece a depressão”.

Acreditamos que as crianças e jovens que cultivam amizades com significado e experienciam o valor dos afetos entre os diferentes elementos da comunidade educativa, estão mais protegidos de problemas como o isolamento social e/ou a depressão.
Assim, propomos a criação, nas escolas, de um espaço para “Team building” dinamizado por professores, técnicos e alunos de diferentes idades, onde se desenvolverão atividades de promoção de laços de afeto e amizade entre os alunos, nomeadamente aqueles que chegam de novo à escola/turma.

“O tempo de qualidade dentro da escola, contribui para o crescimento pessoal dos jovens”.
Cremos que os alunos portugueses passam demasiado tempo na escola, com grande número de aulas e disciplinas, pelo que são frequentemente vítimas de stress e cansaço extremo.
Pensamos que é importante proporcionar aos alunos mais tempo de qualidade dentro da escola e momentos de paragem com atividades orientadas para desenvolvimento pessoal, auto - conhecimento e relaxamento para combater o stress, como sessões de sofrologia, ioga e inteligência emocional. Estas podem ser em algumas aulas ou nas horas de intervalo do almoço.
Para isso propomos a criação de sessões orientadas por pessoas ligadas às áreas da Sofrologia, Ioga e Inteligência Emocional, voluntárias mas que tenham ligação à Escola (professores e pais) dentro do espaço letivo das disciplinas de Cidadania, Educação Física, Assembleia de Turma/outras e fora do espaço letivo, nos intervalos de almoço.

“A ajuda de profissionais torna a resposta mais eficiente”
Tendo em conta o aumento crescente de casos de alunos fora do espetro das necessidades educativas especiais mas que necessitam e procuram ajuda e apoio psicológico em muitas situações, propomos ainda a criação ou reforço de um Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família, devidamente dotado de profissionais especializados em diferentes áreas e em número suficiente, de modo a que todos e cada aluno possa encontrar um profissional especializado que o possa ouvir e dar uma resposta adequada aos múltiplos problemas identificados.


Medidas Propostas
  1. Criação de um espaço para "Team Building", dinamizado por professores, técnicos e alunos de várias idades e níveis de escolaridade onde se desenvolvam atividades de promoção de laços de afeto, partilha e integração.
  2. Dinamização de sessões de Sofrologia, Inteligência Emocional e Ioga orientadas por pessoas destas áreas, voluntárias mas com ligação à Escola em espaços letivos e não letivos.
  3. Criação ou reforço do Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família com profissionais especializados (psicólogos, educadores sociais, terapeutas).