PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica Diogo Cão, Vila Real


Exposição de motivos
Nos últimos anos, Portugal tem prestado mais atenção à saúde mental, criando novas respostas especializadas, contudo estima-se que uma em cada quatro pessoas vive com doença mental, sendo que apenas 15% tem algum tipo de acompanhamento.
Como se pode constatar este assunto diz respeito a todos nós, especialmente aos jovens que devido aos tempos conturbados que têm vivido trouxe à luz do dia muitas alterações comportamentais, afetivas, relacionais, etc.
Como se sabe a saúde mental ajuda-nos a lidar com as nossas emoções, pelo aquilo que se possa fazer para ajudar os jovens é uma mais-valia. Assim, com a nossa primeira medida pretendemos que:
se realizem, num espaço agradável e seguro, atividades/dinâmicas que permitam aos alunos desenvolver competências ao nível da saúde mental. Neste sentido podem-se estabelecer parcerias com o Centro de Saúde, o PES, com a Associação de Pais, etc.
Com a 2.º medida propomos:
que alunos tenham tempo para ser ouvidos por psicólogos e/ou outros técnicos de saúde (equipas multidisciplinares). Pretende-se, assim, a promoção e o fortalecimento emocional dos jovens, mas tal só será possível se houver mais profissionais de saúde nas escolas de forma a que possam ser atendidos de forma frequente e consistente.
A 3.ª medida porque:
Consideramos que é fundamental que os professores, auxiliares de ação educativa, pais, encarregados de educação, etc., adquiram conhecimentos que lhes permitam estar atentos à saúde mental dos jovens e consigam compreender os primeiros sinais de que “alguma coisa não está bem”, para agirem em conformidade.


Medidas Propostas
  1. Criação do clube “Escola+ Feliz”.
  2. Criação de espaços de “escuta” para os jovens, nas escolas.
  3. Cursos de formação para a comunidade educativa.