PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica e Secundária de Vila Pouca de Aguiar - Sul


Exposição de motivos
Primeira medida: A nossa primeira medida pretende, até 2024, implementar grupos de apoio para alunos do 3.º ciclo e ensino secundário, constituídos por alunos e alguns profissionais. Através da sua divulgação, em sala de aula e em ambientes escolares, pretendemos chegar a alunos que se sentem só, pelo menos 30, e que consigam desabafar, sendo, assim, possível realizar reuniões mensais ou quinzenais com os alunos participantes. Como sabemos, cada caso é diferente, mas, muitas, vezes há pessoas que podem também ter um sentimento semelhante e identificarem-se com algum caso. Com isso, nestes grupos de apoio, conseguiríamos partilhar experiências e sentimentos e ajudar-nos uns aos outros. Já que é um contexto escolar, pretendemos falar sobre problemas como a ansiedade nos momentos de avaliação, o bullying e a pressão e validação académica. Também com a participação de profissionais era possível esclarecer dúvidas tal como receber conselhos.
Segunda medida: Com esta medida, pretendemos fazer palestras mensais com pais a respeito de temas relacionados com problemas comuns na idade dos seus educandos. Com os pais de alunos de pré-escolar, pretendemos abordar temas como detetar traumas na infância, aprender a acolher os sentimentos das crianças desde cedo. Com o 1.º ciclo, os alunos realizam os seus primeiros momentos de avaliação, por isso, pretendemos que, com as palestras, os pais consigam mostrar aos seus educandos que nem sempre se obtém os resultados pretendidos e como reagir a esses resultados. Com os pais de alunos do 2.º e 3.º ciclos, seriam trabalhados temas como a ansiedade e depressão na adolescência, como detetar e ajudar. Com pais de alunos do ensino secundário queremos centrar o tema das palestras no uso de psicofármacos, algo cada vez mais comum entre os jovens.
Terceira medida: Cada vez mais, as crianças desenvolvem menos inteligência emocional, convivem menos umas com as outras, são mais ansiosas, consequências que se devem, em muito, aos dois anos de isolamento durante a pandemia. Deste modo, achamos extremamente importante que as crianças aprendam sobre as suas emoções, o motivo de as terem e aprendam a valorizá-las. Propomos a aplicação de uma atividade extracurricular que trate assuntos como inteligência e desenvolvimento emocional.


Medidas Propostas
  1. Até 2024, implementar, no 3º ciclo e ensino secundário, grupos de apoio na comunidade escolar.
  2. Até 2024, dinamizar a realização de palestras com os pais em cada ciclo, referente a temas relacionados com cada faixa etária.
  3. Até 2024, introduzir uma aula extracurricular para o 1.º ciclo a respeito de inteligência e desenvolvimento emocional.