PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica e Secundária Miguel Torga, Sabrosa


Exposição de motivos
Motivo 1 - Muitas escolas não têm psicólogos e as que têm esses profissionais têm-no em número muito reduzido, manifestamente insuficiente para o número de alunos que precisam daqueles serviços.
Motivo 2 - O excesso de carga horária e a presença dos alunos durante um elevado período da semana nas escolas leva a que o tempo dedicado à família seja muito reduzido, deixando de haver interação com os parentes mais próximos, com exceção do fim-de-semana, que muitas vezes também são utilizados para realizar trabalhos para a escola. Havendo um dia, na semana, sem a obrigação de ir à escola nem ter aulas, esse dia pode ser utilizado para realizar os trabalhos, ou pode ser utilizado para se estar em família, diminuindo assim os problemas de saúde mental.
Motivo 3 - As escolas, na sua maioria, têm uma sala de convívio dos alunos que serve para tudo, desde jogos (Ténis de mesa e similares), conversar, ouvir música, fazer trabalhos de casa, etc. sobra pouco espaço e condições para se ter algum sossego. Aumentar o número de espaços físicos, com condições, onde os alunos podem fazer outras coisas, nomeadamente as referidas na medida, permitiam um menor aglomerado de alunos por espaço e uma maior rentabilização do potencial dos alunos.


Medidas Propostas
  1. Aumentar o número de psicólogos por escola.
  2. Diminuir a carga horária letiva na escola, com a criação da semana de quatro dias, onde o quinto dia seria para trabalho individual em casa.
  3. Criar espaços dinâmicos na escola para influenciar na criatividade e na imaginação.