PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica e Secundária de Ribeira de Pena


Exposição de motivos
A saúde mental, que engloba o bem-estar psicológico e o equilíbrio das funções mentais, define a maneira como pensamos, sentimos e agimos, influenciando a forma como nos relacionamos com os outros e enfrentamos a vida.
Neste sentido, torna-se fundamental definir medidas com vista à promoção da saúde mental e prevenção da doença. Consideramos, por isso, que a escola deverá promover estilos de vida saudáveis e proporcionar escolhas comportamentais saudáveis, pelo que deverá haver um aumento de atividades lúdicas, nomeadamente desportivas, que promovam a autoconfiança e o convívio entre pares.
Por outro lado, entendemos que é imperativo falar abertamente sobre temas de saúde mental. Assim, propomos a criação de um grupo, constituído por professores, psicólogos e alunos, aberto a outros elementos da comunidade educativa, para debater questões relacionadas com esta problemática. Deste modo, e através da partilha de experiências e esclarecimento de dúvidas, seria mais fácil encontrar o caminho para a resolução de alguns problemas.
Por fim, propomos a criação de um gabinete, nas escolas, onde os jovens possam, de forma anónima, expor os seus problemas a profissionais de saúde. Neste gabinete, qualquer aluno poderia, ainda, ser intermediário, podendo sinalizar colegas que estejam em situação de risco e contribuir para a resolução dos problemas, mediante o aconselhamento de um profissional de saúde.
Com a implementação das propostas apresentadas, que incidem sobre os domínios da prevenção, informação e tratamento, consideramos que as escolas estariam a contribuir para o desenvolvimento das competências socioemocionais fundamentais para um crescimento saudável dos jovens, ajudando-os a ultrapassar eventuais obstáculos e a encontrar formas de lidar com os mesmos.


Medidas Propostas
  1. Dinamizar atividades que promovam a autoconfiança e o convívio entre pares, nomeadamente atividades desportivas
  2. Criação de um grupo, formado por professores, psicólogos e alunos, para debater as problemáticas relacionadas com a saúde mental
  3. Criação de um gabinete onde os jovens, de forma anónima, possam expor os seus problemas e encontrar apoio