PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica e Secundária Dr. Bento Cruz, Montalegre


Exposição de motivos
A promoção da saúde mental na adolescência contribui para uma melhor reação às adversidades, traz melhorias à sociedade e economia, formando adultos saudáveis, capazes de cooperar social, laboral e familiarmente para uma sociedade mais equilibrada e justa.
É necessário o investimento em programas/ações que influenciem positivamente a saúde mental dos jovens, a nível da Saúde e da Educação. Com as ações que a seguir proporemos pretendemos diminuir os comportamentos de risco atuais, tais como: o consumo de álcool, drogas, o sedentarismo e a obesidade e excesso de peso.
Seria benéfica a implementação de uma animadora sociocultural em todas as escolas, com objetivo de as tornar locais mais interessantes, organizando atividades lúdicas com mais facilidade, integrando novos alunos na escola e aliviando os adolescentes do stress que possam ter.
Consideramos fundamental a colocação de um psicólogo de família onde as famílias possam expor possíveis dúvidas e, se necessário, serem encaminhadas para especialistas. Esta ideia tem como objetivo normalizar a ida ao psicólogo e ajudar as famílias a ultrapassar hipotéticos problemas.


Medidas Propostas
  1. Implementação de uma animadora sociocultural em todas as escolas.
  2. Colocação de um psicólogo de família.
  3. nada a referir