PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica e Secundária do Baixo Barroso, Venda Nova, Montalegre


Exposição de motivos
Medida 1 - Uma vez que o contexto familiar é essencial para a manutenção da estabilidade e do equilíbrio das crianças e jovens, fomentar nos pais competências que os ajudem a adequar e a ajustar as práticas parentais será uma mais valia para a prevenção e eventual diminuição de problemas de saúde mental nos mesmos (crianças e jovens).
Medida 2 - sabendo-se que é no contexto escolar que a maioria das crianças e jovens passam uma boa parte do seu dia, será importante apostar em atividades promotoras de bem-estar e que combatam problemas de saúde mental como a ansiedade e a depressão através do fomento do convívio, da socialização e do trabalho de competências como a entre-ajuda, o relacionamento interpessoal, a comunicação, entre outras que poderiam concorrer para aumentar os índices de sucesso escolar.
Medida 3 - Evitar que o isolamento geográfico (falta de uma boa rede de transportes, por ex.:) contribua para fenómenos como a solidão que se encontra associada a problemas de saúde mental (ex.. sintomatologia depressiva).


Medidas Propostas
  1. Ações de sensibilização e de capacitação parental.
  2. Redução da carga letiva e dinamização de atividades alternativas, nas escolas, que promovam a socialização, o convívio e uma ocupação saudável dos tempos livres.
  3. Dotar o poder local ex.: Juntas de Freguesia), sobretudo das zonas mais rurais e despovoadas (ex.. interior) com recursos humanos, financeiros e materiais (equipamentos), no sentido destas comunidades terem condições para o desenvolvimento de atividades que promovam o bem-estar da população infanto-juvenil e que evitem o isolamento (ex.: sessões de cinema, campeonatos de vária ordem, etc,….).