PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica e Secundária de Vila Nova de Cerveira


Exposição de motivos
Nos dias de hoje, a sociedade e, em particular, os jovens estão expostos a muitas exigências e pressões associadas a expectativas mais elevadas e a ritmos de vida, cada vez mais, mais acelerados.
Neste contexto, a medida proposta consiste num dia vago de aulas, em que os alunos teriam atividades como expressão de sentimentos em tela, momentos de meditação ou yoga, jogos ao ar livre… No fundo, atividades que tranquilizem de alguma forma a mente dos alunos.
Como diz o título da medida “Break day”, seria então um dia em que os alunos pudessem relaxar e tranquilizar a sua mente.
Opinamos que esta medida traria bons resultados a nível psicológico e mental dos alunos, pois estes teriam aquele dia que se repetiria, por exemplo, uma vez por mês, por período, ou no intervalo de tempo que as escolas bem entendessem, para salientar o descanso mental e psicológico.
A construção de um “site” de entreajuda, comum a todos os alunos do país, permitiria que os alunos falassem das suas situações e problemas psicológicos, ANONIMAMENTE, para criar conforto (pois não seria fácil a exposição a todos). Seria possível que outros alunos respondessem ANONIMAMENTE, para poderem apoiar e entreajudar mutuamente, de alguma forma. Por exemplo, dando sugestões de experiência própria, já que estes problemas são comuns a muita gente, deixando frases/textos de apoio e outros métodos que os alunos bem entendam para ajudar e serem ajudados. Pensamos que esta proposta seja coerente, pois confortaria psicologicamente os alunos vítimas destes problemas, com ajudas de outros alunos, o que apela também a ajudar o próximo, que é extremamente importante para os dias de hoje.
Outra proposta passa pela criação de um mural, onde os alunos se possam exprimir anonimamente através da arte (desenhos, pinturas, etc.) e escrita (poemas, textos, etc.). Nesta proposta a nossa ideia é também a de tentar com que os alunos se ajudem da mesma forma, ou seja, colocarem no mural possíveis respostas aos problemas dos colegas, de forma anónima ou não. Também achamos que expor os problemas anonimamente é uma melhor forma de os alunos partilharem o que sentem, pois podem sentir vergonha.


Medidas Propostas
  1. “Break day” – “Dia de descanso”.
  2. “Site” anónimo – Entreajuda juvenil.
  3. Criação de um mural onde os alunos se possam exprimir através da arte e escrita.