PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica da Abelheira, Viana do Castelo


Exposição de motivos
Sendo a Saúde Mental entre os jovens e adolescentes, uma temática pouco abordada na Escola e na sociedade em geral, o aumento da literacia e a divulgação da informação é fundamental para a compreensão de sinais e sintomas, possibilitando então uma abordagem e acompanhamento mais correto e proveitoso.

O acompanhamento necessário em contexto Escolar, deve ser sistemático, de preferência em contexto informal, securizante e agradável, preferencialmente em grupo, tentando sempre o aumento da auto estima, auto imagem e auto conceito.

As mudanças de ano e principalmente de Escola, são normalmente geradoras de algum stress e ansiedade, pelo que a existência de atividades "integradoras" permite, a todos os alunos, encararem o novo ano e o novo contexto de forma assertiva e ativa.


Medidas Propostas
  1. • Contribuir ativamente para o aumento da literacia em saúde mental, permitindo que cada aluno conheça as suas capacidades e limitações, possibilitando o aumento da confiança, auto-estima, auto-conceito e auto-imagem.
  2. • Criar um Gabinete de apoio ao aluno, com formato de Clube, onde seriam desenvolvidas atividades na área do treino das competências sociais, incrementando a cooperação e o relacionamento interpessoal.
  3. • Desenvolver durante o primeiro período, um conjunto de atividades de socialização e trabalho de equipa entre todos os alunos, de forma a facilitar a integração escolar e o desenrolar do ano letivo.