PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Secundária de Ponte de Lima


Exposição de motivos
Os jovens têm dificuldade em falar, abertamente, sobre as suas emoções com os pais, os professores e até com os seus pares. Por outro lado, verifica-se que estes têm falta de conhecimento sobre estratégias e ferramentas para lidar com o sofrimento emocional dos adolescentes. Torna-se, assim, importante, desenvolver capacidades/competências de regulação emocional, não só em toda a comunidade educativa, mas também na sociedade, em geral.


Medidas Propostas
  1. Criação de um sítio online ou de uma linha aberta para jovens, a nível nacional, com especialistas na área da saúde mental.
  2. Promoção de sessões de esclarecimento, oficinas e ações de formação, na área da saúde mental para pais, professores, auxiliares de ação educativa e alunos, na escola, na comunidade e, inclusive, nos locais de trabalho dos próprios pais, pelas entidades empregadoras.
  3. Reestruturação do ensino básico, particularmente, do terceiro ciclo, com a criação da disciplina de Saúde, de carácter obrigatório, com carga horária semanal de 45 min, com uma avaliação qualitativa, para desenvolver competências nas áreas da educação sexual e da saúde mental.