PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica e Secundária de Arcozelo, Ponte de Lima


Exposição de motivos
O tema "Saúde Mental dos jovens. Que desafios? Que respostas?", muito atual e que é alvo de preocupação de todos aqueles que integram a comunidade educativa, revestido de caracter interdisciplinar, mereceu a nossa melhor atenção, tendo sido amplamente discutido e investigado. Com este projeto de recomendação, procurámos propor medidas que fossem de encontro às necessidades do meio escolar onde o Agrupamento está inserido e que tivessem influência direta na saúde mental dos jovens.
Destacamos assim a importância da promoção de atividades lúdicas que fomentem a socialização dos jovens, tais como jogos tradicionais e jogos de cartas ou de tabuleiro, afastando-os dos aparelhos eletrónicos, nomeadamente dos telemóveis, que comprovadamente levam a problemas psíquicos como a depressão, o isolamento, a ansiedade e a impulsividade.
Para a promoção da saúde mental, é também importante a prática de exercício físico regular, já que potencia a segregação de endorfinas, dopamina e serotonina, neurotransmissores essenciais à estabilização do humor e da energia. Pode, por isso, constituir uma fuga para níveis elevados de stress e desgaste diário, o que promove a saúde mental. As escolas e as juntas de freguesia devem motivar os jovens, bem como a população em geral, para a prática desportiva, facilitando o acesso dos praticantes a espaços devidamente equipados ou promovendo práticas desportivas diversificadas.
Apesar da certeza que o ideal é sempre investir na prevenção primária, torna-se também imperativo detetar possíveis situações em que é fundamental a intervenção de técnicos especializados, considerando que a melhor forma de o fazer é através de uma “Caixa dos sentimentos”, colocada na sala dos alunos. Mesmo sabendo que muitas das denuncias poderão ser falsas, consideramos que é mais uma estratégia de ajudar quem precisa. A leitura e identificação das sinalizações, ficaria a cargo do SPO do Agrupamento, ou, caso este não exista, a cargo da Equipa de Saúde Escolar.


Medidas Propostas
  1. Promover atividades lúdicas nas escolas, durante os intervalos, de forma a diminuir a utilização dos telemóveis.
  2. Promover a prática de atividade física regular.
  3. Colocação de uma “Caixa dos sentimentos” na sala dos alunos, destinada à recolha de testemunhos ou denuncias de situações em que é importante a intervenção do SPO.