PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica e Secundária de Melgaço


Exposição de motivos
Considerando que a sociedade de informação atual tem impactos negativos na vida dos jovens, uma vez que proporciona experiências e vivências a um ritmo vertiginoso e o acesso e partilha de informação de forma descontrolada, provocando problemas que influenciam o bem- estar psicológico dos alunos, propõe-se a medida 1.
2. Considerando que o isolamento social provocado pela realidade pandémica ainda é um problema que afeta o comportamento atual de muitos jovens e que tem um impacto muito negativo na sua saúde mental, propõe-se a medida 2.
3. Considerando que o meio familiar é muitas vezes a origem dos problemas mentais dos jovens e que a escola deve estar atenta a essas situações promovendo uma maior abertura às famílias, propõe-se a medida 3.


Medidas Propostas
  1. Desenvolver parcerias de forma a aumentar o número de profissionais especializados a trabalhar nas escolas junto dos alunos, atuando de forma atempada e preventiva.
  2. Criar, nas escolas, espaços de trabalho onde se desenvolvam atividades específicas, dinamizadas por profissionais certificados, fomentando a empatia, aceitação e o cuidado pelo outro.
  3. Implementar, em cada escola, um plano de atividades que envolva um conjunto de sessões abertas à comunidade (não obrigatórias) tendo em vista sensibilizar e informar os familiares e educadores sobre os vários aspetos ligados aos problemas mentais dos jovens.