PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica e Secundária do Vale do Âncora, Vila Praia de Âncora, Caminha


Exposição de motivos
A saúde mental é um problema que deve ser abordado e solucionado por toda a sociedade, incluindo a escola. É necessário que a escola seja um local onde haja outras atividades para além das habituais e se desenvolvam projetos motivadores para e pelos alunos, capazes de melhorar as relações entre todos, reduzir a discriminação e a exclusão, fatores de problemas de saúde mental. Por isso, propomos a realização de projetos do interesse dos alunos, que apelem ao respeito e inclusão de todos.
As escolas e a comunidade nem sempre são um espaço promotor do bem-estar e da saúde mental, pelo que é importante a criação de espaços e tempos que sejam favoráveis a todos os que precisam de partilhar os seus sentimentos, as suas ansiedades e encontrar alguém que os apoie (criando, por exemplo, caixas de desabafos de de pedidos de ajuda), tornando a escola e a comunidade locais onde se sinta segurança e se tenha experiências saudáveis.
A terceira medida medida adequa-se ao tema pois ter acesso a serviços de saúde mental de qualidade, como psicólogos e psiquiatras, permite que as pessoas obtenham tratamento e suporte para problemas de saúde mental antes que eles piorem. Além disso, os serviços de saúde mental acessíveis podem ajudar a desestigmatizar a saúde mental e incentivar as pessoas a procurar ajuda quando precisarem. Garantir também a acessibilidade no acesso a medicamentos psiquiátricos receitados. A prevenção e o tratamento precoce são fundamentais para garantir a saúde mental da população.


Medidas Propostas
  1. Realizar projetos do interesse dos alunos, que apelem ao respeito e inclusão de todos
  2. Desenvolver ambientes seguros e saudáveis, na escola e na comunidade
  3. Estabelecer serviços de saúde mental acessíveis, garantindo que todos os cidadãos tenham acesso a serviços de saúde mental de qualidade, incluindo medicamentos receitados.