PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Agrupamento de Escolas D. João I, Moita


Exposição de motivos
A saúde mental afeta e condiciona a nossa estrutura emocional e psicológica, o nosso desempenho profissional, o A saúde mental afeta e condiciona a nossa estrutura emocional e psicológica, o nosso desempenho profissional, o modo como experienciamos as vivências quotidianas, como nos relacionamos com os outros e com o mundo em geral. A pandemia Covid e os consequentes confinamentos, como sabemos, originaram e agravaram os problemas de saúde mental. No que respeita às escolas, a prática do ensino à distância foi uma prova de fogo para professores, alunos de todos os níveis de ensino e respetivas famílias, deixando à vista sentimentos de solidão, angústia, stresse e exaustão. Deste modo, torna-se clara a necessidade de, em contexto escolar, conseguir identificar e intervir com eficácia nos casos de instabilidade emocional e psicológica de todos os elementos da comunidade educativa, visando o equilíbrio, a paz interior e a regulação individual, fatores indispensáveis na aquisição/desenvolvimento das competências cognitivas e sociais.


Medidas Propostas
  1. Realização de atividades mensais que envolvam a comunidade educativa, promovendo a saúde física e mental, bem como os hábitos de convívio e as relações interpessoais.
  2. Reabilitação do espaço exterior às salas de aula e sua conversão em campos de jogos e recintos de jardinagem.
  3. Formação de professores e assistentes operacionais, dinamizada pelo(s) psicólogo(s) escolar(es) ou outras entidades, visando a aquisição de competências necessárias ao diagnóstico e à relação com os alunos .