PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica Vasco da Gama, Sines


Exposição de motivos
Entendemos que é fundamental valorizar a cultura artística e vivenciar o desafio das Artes no desenvolvimento pessoal, emocional e estético, facilitador do autoconhecimento e da relação harmoniosa com os outros, pelo que a Escola deve criar espaços e tempos para que os alunos participem livre e responsavelmente, para potenciar momentos bons para a saúde mental.
Consideramos fundamental o trabalho dos STP, (Serviços Técnico-Pedagógicos) especialmente a intervenção do psicólogo, no trabalho com os Alunos, Famílias e restante Comunidade Educativa, no esclarecimento da problemática da Saúde Mental e nas formas de atuação em casos que indiciem doença mental.
Propomos que o tema da Saúde Mental seja trabalhado, de forma articulada, entre as disciplinas supracitadas, em conjunto com os psicólogos das Escolas, de forma a garantir o melhor conhecimento sobre o tema e consequentemente o aconselhamento científico e a comunicação útil para a saúde e formas de atuação para mitigar as suas consequências. Basicamente defendemos a necessidade de reconhecer os sintomas e
saber quais as opções de tratamento possíveis, para garantir a Saúde Mental de todos.


Medidas Propostas
  1. -Criar nas escolas clubes que promovam o bem-estar mental: desporto, música, dança, artes, entre outros, de forma a potenciar áreas de competências como a Sensibilidade Estética e Artística e a Consciência e Domínio do Corpo, entre outras, consagradas no Perfil do Aluno do Século XXI.
  2. -Promover os serviços de apoio psicológico nas Escolas, destinado a Alunos/Famílias e restante Comunidade Educativa, a pesquisa sobre saúde mental e a informação de linhas gratuitas: SOS Voz Amiga; Conversa Amiga; Vozes Amigas de Esperança de Portugal; Telefone da Amizade; Voz de Apoio, e outras.
  3. -Abordar o tema “Saúde Mental” nas escolas, com recurso a várias disciplinas, nomeadamente, Cidadania e Desenvolvimento (CD), Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) e Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC), em contínua articulação com os psicólogos das Escolas, de forma a promover a literacia em Saúde Mental (identificação de sintomas e formas de agir perante os mesmos).