PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Agrupamento de Escolas Maria do Carmo Serrote - Quinta do Conde, Sesimbra


Exposição de motivos
Ter saúde e ser uma pessoa sã, é um dos bens mais preciosos do mundo, que não é devidamente valorizado. Só tomamos consciência da sua importância quando confrontados por doenças ou por perdas.
A Pandemia Covid-19 que se viveu, durante os últimos dois anos, reavivou esta consciência, mas acentuou a noção de um futuro marcado por sentimentos de incerteza, perda de controlo, ansiedade, tristeza e raiva; Condicionou rotinas diárias, limitou interação social e as atividades ao ar livre; Criou alertas sobre a Saúde, principalmente, a mental e, numa faixa significativa da população, nos jovens.
A pandemia criou um impacto significativo na saúde mental dos jovens. Falamos do isolamento social; do uso excessivo de Internet e das redes sociais; da diminuição da atividade física; das alterações na dinâmica de comportamentos e relações familiares.
As escolas foram desafiadas a criar soluções. Momentos de acesa discussão, todos com a mesma certeza, é urgente solucionar…é urgente apelar a quem governa. O tempo não para.
É urgente possuir ou desenvolver mecanismos que ajudem a lidar com a realidade. A interação social, o apoio dos amigos e o apoio
dos pais, tem de ser acompanhados por profissionais de saúde mental.
A adolescência, período pelo qual se passa, entre os 10 e os 19 anos; Período único, que molda para a vida adulta.
Todos somos diferentes. A maioria tem uma boa saúde mental, mas múltiplas mudanças físicas, emocionais e sociais, incluindo a exposição à pobreza, abuso ou violência, podem tornar os adolescentes vulneráveis a condições de saúde mental.
É fundamental promover o bem-estar e proteger os adolescentes de experiências adversas e fatores de risco que possam afetar o seu potencial de prosperar.
A Pandemia da Covid-19 veio realçar o quão importante é cuidar da sua saúde mental. Coloca-nos o desafio urgente de valorizar o nosso bem-estar. É urgente solucionar.


Medidas Propostas
  1. Promover palestras e ações, na escola, para os alunos, em articulação com profissionais de saúde mental.
  2. Contratação de mais psicólogos nas escolas para dinamizarem sessões de apoio a jovens em situação de risco.
  3. Promover campanhas de prevenção /sensibilização para os Pais / Famílias para a temática, tendo como fim diminuir o número de jovens em risco.