PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Secundária Dr. José Afonso, Arrentela, Seixal


Exposição de motivos
A Saúde Mental é um recurso essencial para a vida quotidiana e é influenciada pelas situações vividas por cada um, em diferentes ambientes, ao longo do ciclo de vida. O ambiente familiar, escolar e comunitário são fundamentais na promoção da Saúde Mental dos jovens, e na resposta às situações de efetiva doença.
É fundamental promover a literacia em Saúde Mental, contrariando “os preconceitos” a ela associado. Uma das áreas prioritárias para a sua promoção e prevenção é a intervenção na Escola, um lugar onde os jovens estão muito tempo, que é cada vez mais um lugar de partilha de emoções e desenvolvimento de competências, consideradas quase tão importantes como a aquisição dos conhecimentos/ conteúdos e o desenvolvimento cognitivo.
O Programa Nacional de Saúde Escolar estabelece a Saúde Mental como área prioritária para a promoção de estilos de vida saudáveis, pretende contribuir para ambientes escolares e estilos de vida saudáveis, e na prevenção de comportamentos de risco. A promoção da Saúde Mental é, segundo o Programa Nacional de Saúde Escolar, o pilar da capacitação de crianças e jovens em promoção e educação para a saúde.
A prevalência das perturbações mentais entre as crianças e adolescentes até aos 18 anos de idade tem aumentado nos últimos anos. Inúmeros estudos têm confirmado a noção de que muitas das patologias mentais dos adultos têm início antes dos 18 anos. (in Relatório da Avaliação do Plano Nacional de Saúde Mental 2007-2016 e propostas prioritárias para a extensão a 2020). Antes da pandemia, 1 em cada 7 adolescentes sofria com problemas de Saúde Psicológica e a maioria não recebia o apoio psicológico apropriado. Entre os principais problemas dessa problemática destacavam-se a depressão e a ansiedade, que atingiam 12.9% e 11.6% dos adolescentes. No cenário pós-pandemia, os problemas de ansiedade agravaram-se (20.5%) – afetando 1 em cada 5 adolescentes – e também os de depressão – 1 em cada 4 adolescentes (25.2%).
É por isso Urgente a contratação de Psicólogos para todas os Agrupamentos e Escolas não Agrupadas do país para que se faça um trabalho efetivo e atempado da promoção da Saúde mental dos jovens.
É fundamental cuidar da saúde mental na adolescência, fase que molda os jovens para a vida adulta. É urgente implementar a educação emocional, que desenvolve ferramentas para controlo do equilíbrio emocional, fundamental para uma saúde mental estável.
Propõe-se que haja dinâmicas em aula para os alunos do 3.ºciclo, feita pelos seus pares, por professores, pares e/ou técnicos para os consciencializar do quão importante é a saúde mental, já que nestas idades surgem muitos problemas psicológicos.
O Programa Nacional para a Saúde Mental, foi instituído como programa de saúde prioritário, cabe, mas não pode apenas ficar no papel com uma missão que não é posta em prática.
AGIR é URGENTE!!


Medidas Propostas
  1. Contratação de mais Psicólogos para as Escolas.
  2. Apresentação a TODOS os alunos do 3.⁰ciclo do assunto "Saúde Mental".
  3. Realização de Workshops sobre Saúde Mental.