PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Secundária de Palmela


Exposição de motivos
Este tema é cada vez mais abordado, mas também subestimado, muito porque não nos dão a conhecer a sua definição real e os seus sinais de alarme . Saúde mental é ter ferramentas e habilidades que nos permita equilibrar e potencializar o que cada um de nós tem de bom e gerir o que não é tão bom e durante esse caminho não nos esquecermos de ser um ser humano melhor. Consiste também em ter consciência de quem somos para a nossa evolução pessoal, e partilhar esse conhecimento com os outros. Saúde mental faz parte da definição de ser saudável trata-se de um estado de bem estar. Nós pretendemos que haja uma melhoria do conhecimento, desmistificando falsas crenças e estereótipos, fornecendo novos dados acerca do binómio saúde/doença mental e das pessoas que dela sofrem.
A nossa primeira medida remata para isso mesmo, dar a conhecer ás pessoas todas as facetas deste conceito: Criação de aulas/sessões de informação sobre saúde mental onde nos deem a conhecer as diversas doenças, os seus sintomas, os sinais de alarme, atividades e técnicas para termos mecanismos para gerir a nossa saúde mental. Acreditamos que ter consciência do mundo que nos rodeia e de como a nossa própria natureza funciona é o primeiro passo para criar uma sociedade mais empática e saudável mentalmente. Quem pode agir neste ponto são principalmente as escolas pois estas são onde passamos maior parte da nossa juventude acabando por ser um suporte que influência nos cidadãos que nos tornamos na vida adulta. Por esse exato motivo os professores deviam ter algum tipo de formação na área de modo a terem o mínimo de recursos para serem um apoio para os alunos que precisam.
O que nós defendemos como segunda medida é a entrega de um cheque no âmbito da psicologia (idêntico aos cheques dentista) através do centro de saúde e/ou hospitais (públicos ou privados) uma vez por mês aos alunos (durante todo o percurso escolar obrigatório)/assignação de profissionais para todos terem acesso a apoio psicológico grátis. A nível escolar já existe acompanhamento psicológico para quem demonstra mais necessidade de ter este tipo de auxílio. Implementar esta medida será uma forma de ajudar a prevenir qualquer disfunção psicológica nas crianças e adolescentes ao longo do seu crescimento e acudir famílias que precisam de ajudar os seus filhos mas têm de esperar para uma determinada consulta de psicologia no hospital público meses ou até anos, e não têm meios monetários para pagar consultas em hospitais privados.
A nossa terceira medida apoia a produção de canais confidenciais ligados à SNS para os indivíduos pedirem ajuda de forma privada. Nos dias de hoje residimos numa época tecnológica, e os media têm uma enorme importância no que toca aos hábitos de cada cidadão, o que prejudica bastante a nossa saúde, mas também pode ser um meio de ajuda, pois, conseguimos utilizá-lo a favor da saúde mental, criando anúncios (publicados nas redes sociais mais utilizadas) divulgando os canais para que os pacientes possam procu


Medidas Propostas
  1. Criação de Sessões de informação sobre saúde mental.
  2. Entrega de um cheque aos alunos para apoio à saúde mental.
  3. 3. Criação de canais confidencias ligados ao serviço nacional de saúde.