PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica Hermenegildo Capelo, Palmela


Exposição de motivos
A adolescência é um marco importante na vida e é durante esse período que podem surgir alterações, como mudanças de escola e de amigos, acrescido de fatores de risco como a pressão entre pares, o bullying ou diferentes tipos de discriminação. Alguns desses fatores podem ser motivo de ansiedade e stress que precisam de ser bem geridos para não serem causadores de doenças mentais. Consideramos que é fundamental promover o bem-estar psicológico e estar atento à saúde mental dos jovens e que a escola, onde os jovens passam grande parte do tempo, pode ter um papel ativo.
Assim, as nossas medidas vão no sentido de utilizar o espaço da escola para implementar ações que permitam dar resposta a quem já precisa de ajuda e a reforçar fatores que melhorem o bem-estar e promovam sentimentos de satisfação e segurança, através da criação de um ambiente mais estimulante.


Medidas Propostas
  1. Colocar nas escolas animadores socioculturais, que dinamizem atividades lúdicas e criem interação com os alunos, no sentido de promover o interesse destes pela escola e diminuir o stress.
  2. Utilizar a aula de Oferta Complementar para desenvolver atividades livres com base no gosto dos alunos, escolhidas no ato da matrícula, de acordo com a oferta da escola (por exemplo, teatro, pintura, atividades artesanais…).
  3. Criar e divulgar uma linha de apoio à saúde mental para todos os adolescentes e jovens, em que o psicólogo da escola esteja em contacto com o psicólogo dessa linha, de modo a poder intervir de forma mais rápida.