PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


St. Peter´s School


Exposição de motivos
A saúde mental é a base do nosso bem-estar. Para tal é necessário desenvolver e manter bons hábitos emocionais. Na verdade, momentos de grande ansiedade, se não forem adequadamente geridos, podem levar ao surgimento de doença mental.
O suporte familiar e escolar é muito importante. Sendo a disciplina de Cidadania e Desenvolvimento parte integrante do Currículo Nacional, deveria existir uma restruturação e valorização da mesma. Deveriam ser promovidas ações de formação para os professores que lecionem esta disciplina, em temas específicos, uma vez que os domínios devem ser dinamizados de forma holística, o mais transdisciplinar possível. Além disso, os temas deveriam ser dinamizados por equipas multidisciplinares. Os alunos deveriam ser envolvidos na decisão dos subtemas lecionados de forma a cativar o seu interesse. A par do referido, sugeria-se a criação de uma parceria com a Associação de Pais da escola em questão, de modo que fossem organizados eventos de sensibilização e informação dedicados aos encarregados de educação.
Sabemos, também, que a atividade física é fundamental para o bem-estar. No entanto, conciliar a prática de desporto com a escola, potencia, muitas vezes, momentos de ansiedade. Como tal, seria importante a criação do Projeto FACE (Flexibilidade a Alta Carga Extracurricular), implementado através de uma legislação que permitisse aos jovens com alta carga extracurricular conciliar a realização de trabalhos, projetos e momentos de avaliação com uma atividade desportiva. Estes alunos (que possuam alta carga extracurricular) seriam selecionados com base na análise do número de horas/treinos praticados por semana. O projeto teria como principal objetivo dar aos atletas mais tempo para estudarem ou realizarem determinada tarefa escolar.
Todavia, não é só a atividade física que contribui para a prevenção e promoção da saúde mental. Como tal, sugere-se a implementação do projeto Cuida+, um espaço físico ou temporal, que englobaria um conjunto de ações e atividades, físicas e de expressão, onde os alunos escolheriam a atividade que preferissem de acordo com os seus gostos, interesses e necessidades. Este projeto dividir-se-ia em três áreas: Cuida+ do Ser Humano (atividades de desporto, artes, ações de voluntariado); Cuida+ dos Animais (ações de proteção dos animais); Cuida+ da Natureza (hortas pedagógicas, caminhadas na natureza, ações de proteção ambiental). Os encarregados de educação seriam convidados a participar sempre que o objetivo fosse o seu envolvimento.
Este projeto de recomendação tem como finalidade mostrar a importância de cuidarmos da saúde metal dos jovens, criando um conjunto de mecanismos que os ajudem a aumentar a sua resiliência, bem como a lidar com as adversidades da vida, superando-as.


Medidas Propostas
  1. Reestruturação da disciplina Cidadania e Desenvolvimento.
  2. Flexibilidade a alta carga extracurricular (Projeto FACE).
  3. Implementação do Projeto "Cuida+", dividido em três áreas: "Cuida+ do Ser Humano"; "Cuida+ dos Animais" e "Cuida+ da Natureza".