PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica El Rei D. Manuel I, Alcochete


Exposição de motivos
A saúde mental dos jovens é determinada por vários fatores. como o contexto familiar, o escolar e o comunitário. O equilíbrio entre estes, durante a adolescência, nem sempre é fácil de gerir e, na sociedade não se dá a devida importância à saúde mental de um jovem. Muitos dizem: “Ah é adolescente, quer atenção”, ou até mesmo “É uma moda! Um queixou-se e agora todos se queixam!”. No entanto, o mais grave de tudo isto é o facto de apenas poucas pessoas perceberem que não é moda, é real!
Problemas psicológicos existem, e podem ser mais graves até que os físicos. Para tal deve-se olhar os números de quantos jovens tomam medicação psiquiátrica ou então saber, por exemplo, quantos jovens chegam às urgências com ataques de ansiedade/pânico. As estatísticas mostram que, hoje em dia, a depressão afeta aproximadamente 42% dos jovens.
Assim, o aumento do número de psicólogos é necessário especialmente nas escolas para que os jovens tenham oportunidade de consultar profissionais sempre que precisarem. Neste momento não há falta de psicólogos uma vez que existe uma elevada taxa de desemprego de recém licenciados.
A Psicologia ajuda as pessoas a melhorar a sua tomada de decisões, a gerir o seu stress e a resolver problemas relacionados com a sua saúde mental.
Os testes que propomos realizar consiste na avaliação do estado mental de alunos e também na realização de um balanço do bem-estar psicológico e emocional. Permite também ajudar a identificar sinais de alerta de doenças comuns relacionadas com a saúde mental. Estas doenças e outros problemas também relacionados são facilmente tratáveis, especialmente se forem o mais cedo possível identificados (antes de se tornarem tão graves e precipitarem algum tipo de crise).
Propomos ainda a formação de grupos de apoio em que alunos tenham a oportunidade de falar abertamente uns com os outros sobre os seus problemas, sentimentos e situações de stress do seu dia-a-dia. É importante que jovens se possam relacionar com os seus pares com problemas idênticos, percebendo que não estão sozinhos e terem também uma oportunidade para criar amizades e relações de confiança.
Promover a comunicação é também importante para nos livrarmos do estigma e normalizarmos conversas relacionadas com a saúde mental. Ficar hesitante em falar sobre saúde mental só aumenta a noção de que é um tabu.


Medidas Propostas
  1. Aumento do número de psicólogos nas escolas e/ou agrupamentos escolares em especialidade em Psicologia da Educação ou em Psicologia Clínica.
  2. Realização de testes gerais facultativos que serão elaborados e analisados por psicólogos no inicio de cada ano letivo;
  3. Formação de grupos de apoio nas escolas.