PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA
Escola Básica de Alcanede, Santarém
Exposição de motivos
O tema desta edição do Parlamento dos Jovens é, particularmente, importante e pertinente nos tempos em que vivemos. Nem de propósito, em dezembro de 2022, saiu um estudo “Health Behaviour in School-aged Children”(HBSC/OMS), feito em colaboração com a Organização Mundial de Saúde, e a perceção de felicidade dos jovens portugueses (entre os 11, 13 e 15 anos) e o seu grau de satisfação com a vida baixou desde 2018.Mais de 1 em cada 4 quatro adolescentes portugueses estão infelizes.
Fonte: Agência Lusa,14.12.2022
Os adolescentes portugueses estão mais infelizes e são agora mais os que se sentem irritados, nervosos ou tristes diariamente. É na escola que os jovens passam a maior parte do seu tempo, daí a necessidade de colocar a comunidade educativa a refletir sobre estas questões e valorizar o tema da saúde mental, apostando na prevenção e na articulação da escola com outras entidades e serviços de saúde.
Já não basta só prevenir, esta já é uma realidade instalada na sociedade portuguesa. Os nossos adolescentes precisam de ajuda. Na nossa escola a preocupação em estudar a problemática levou-nos a realizar pesquisas e trabalhos nesta área nas disciplinas de disciplina de Cidadania e Desenvolvimento e na disciplina de Oferta Complementar “Voz dos Alunos”. Também promovemos sessões de debate e esclarecimentos com a colaboração da Psicóloga Escolar. As propostas vencedoras na nossa escola incidem, sobretudo, na urgência de fazer face a um problema real, propondo formas de reforçar serviços já existentes, mas também no estabelecimento de novas parcerias com entidades locais, sobretudo com as Unidades de Saúde Familiar e Juntas de Freguesia, numa lógica de proximidade.
Medidas Propostas
- Criar gabinetes de Serviços de Psicologia nas Unidades de Saúde Familiar, em colaboração com as Juntas de Freguesia.
- Reforçar os Recursos Humanos nas escolas ligados aos Serviços de Psicologia.
- Reforçar a linha telefónica do SNS 24, relativa ao aconselhamento psicológico, 808 24 24 24 - opção 4.