PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Agrupamento de Escolas de Almeirim


Exposição de motivos
Durante muitos anos, o tema da Saúde Mental era considerado um tabu. Estes mitos, a par do estigma e da discriminação associados à doença mental, fazem com que muitas pessoas tenham receio de se expor. Mente sã em corpo são tem sido um dos projetos em desenvolvimento nos agrupamentos de escola. A saúde mental e a saúde física são duas vertentes fundamentais e indissociáveis da saúde.
Os problemas de saúde mental mais frequentes nas escolas são: ansiedade; mal-estar psicológico ou stress continuado; depressão; consumos de álcool e outras drogas; ataques de pânicos e surtos de violência verbal, física e virtual.
Algumas fases, como a entrada na escola, a adolescência, a obtenção de resultados escolares, a aceitação do corpo, são períodos mais difíceis. As pessoas afetadas por problemas de saúde mental são muitas vezes incompreendidas, estigmatizadas, excluídas ou marginalizadas, devido a falsos conceitos, que importa esclarecer e desmistificar
Todos nós podemos ajudar não discriminando, apoiando e incluindo.
1- Ações para falar da Saúde Mental - Nestas palestras estaria incluído um discurso de um membro do parlamento (Deputado), ou do governo (Ministro da Educação ou Saúde) ou do Presidente da República. Com estas palestras pretende-se sensibilizar os jovens para este assunto e ajudar e apoiar os alunos com problemas nesta área.
2- Psicólogos e sala de apoio - Os técnicos e os materiais estariam disponíveis numa sala aberta nas escolas – “Sala Mente Sã, num Corpo São”. Com esta medida poder-se-ia ajudar a melhorar a vivência de muitos alunos e a combater estados de ansiedade e pânico, estados depressivos, agressividade e atos de violência verbal e física, tendo com objetivo último a formação de cidadãos saudáveis, ativos e conscientes.
3 - Dia aberto - Neste dia, haveria nas escolas atividades variadas: desportivas (dança, torneios, atividades radicais e jogos coletivos); culturais (música, dança, teatro, cinema, desenho) e colóquios/debates/reflexões. Este dia estaria aberto à comunidade educativa (alunos, pais, funcionários, professores, autarquia, centro saúde, CPCJ, associações locais entre tantos outros).


Medidas Propostas
  1. Criar um plano anual de palestras e seminários realizados nas escolas sobre a saúde mental nos jovens com dinâmicas que possibilitem a partilha de experiências.
  2. Reforçar o financiamento do ensino público com o objetivo de aumentar os recursos humanos e materiais de apoio à saúde mental dos alunos.
  3. Criação de um dia obrigatório nas escolas portuguesas: “Dia Aberto da Saúde Mental nas Crianças e Jovens”.