PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Agrupamento de Escolas de Constância


Exposição de motivos
.1ª Criação/Alargamento de Equipas de Saúde Comunitária-Sugere-se o alargamento a todas as regiões e urgência na implementação destas equipas no terreno.
O trabalho desta equipa deverá desenvolver-se em parceria com os cuidados de Saúde Primários, as Escolas; as Autarquias Locais e várias instituições da comunidade.
Visam intervenções sociais e de reabilitação psicossocial: formando grupos terapêuticos, grupos de tratamento de perturbações e da ansiedade/depressão, e grupos dedicados a doentes com patologias graves.
2ª Implementação, de programas e hábitos de vida saudáveis, em articulação com as Autarquias e Escolas-Impõe-se uma revisão de programas de prevenção e promoção da saúde mental, com base na escola e que envolvam a aprendizagem de competências sociais e de autorregulação, com o objetivo de reduzir problemas de comportamento.
É crucial que os jovens desenvolvam e mantenham hábitos sociais e emocionais que promovam e protejam a saúde mental.
3ª Rastreios de Saúde Mental nas Escolas-A investigação recente, tanto a nível nacional como internacional, revela uma maior incidência de problemas de saúde mental entre os jovens. Para além disso há indicadores que vão no sentido de que a exposição a fatores de risco na infância e juventude aumenta a probabilidade de desenvolvimento de perturbação mental na fase adulta. O principal objetivo desta medida é o sensibilizar a população para a importância da saúde mental e para o rastreio precoce de perturbações mentais, para além de identificar necessidades de intervenção no contexto da saúde mental.


Medidas Propostas
  1. Criação/Alargamento de Equipas de Saúde Comunitária- Sugere-se o alargamento a todas as regiões e urgência na implementação destas equipas no terreno. O trabalho desta equipa deverá desenvolver-se em parceria com os cuidados de Saúde Primários, as Escolas; as Autarquias Locais e várias instituições da comunidade.
  2. Implementação, de programas e hábitos de vida saudáveis, em articulação com as Autarquias e Escolas- Impõe-se uma revisão de programas de prevenção e promoção da saúde mental.
  3. Rastreios de Saúde Mental nas Escolas. O principal objetivo desta medida é o sensibilizar a população para a importância da saúde mental e para o rastreio precoce de perturbações mentais, para além de identificar necessidades de intervenção.