PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Agrupamento de Escolas do Cónego Dr. Manuel Lopes Perdigão, Ourém


Exposição de motivos
No âmbito do tema proposto – “Saúde Mental nos Jovens – que desafios? Que respostas?”,
realizaram-se vários debates com vista à definição das medidas a apresentar a escrutínio a todos os alunos da escola. O tema tem sido discutido pelos diversos setores da sociedade, nomeadamente após a pandemia que nos afetou a todos, nomeadamente no contexto escolar. Pelo que a dinamização de ações, junto dos alunos, com os técnicos especializados se afiguram da maior importância para diminuir o estigma. Esta sensibilização deve, igualmente alargar-se à comunidade em geral através da TV, Redes Socais e no Desporto.
Tendo em conta as estatísticas divulgadas no âmbito da Saúde Mental, é urgente ações concretas e medidas eficazes nomeadamente com os serviços de proximidade.


Medidas Propostas
  1. Promover a sensibilização do tema “Saúde Mental” no Desporto, nomeadamente desafiar as marcas desportivas a promover ações de sensibilização sobre esta temática no intervalo dos jogos.
  2. Estabelecer como prioridade uma política de Saúde Mental no Sistema Nacional de Saúde e na Educação – com a criação na comunidade, no maior número de concelhos, de equipas multidisciplinares de saúde mental (psiquiatra, psicólogo).
  3. Realizar sessões de formação nas escolas, com técnicos especializados, envolvendo Encarregados de Educação e a comunidade em geral, sobre a Saúde Mental.