PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Colégio de São Miguel de Fátima


Exposição de motivos
Na primeira medida pretende-se garantir o acesso/cobertura a um serviço de apoio psicológico à distância, prestado por jovens recém-licenciados em Psicologia e Psiquiatria. Por vezes o valor das consultas de especialidade e a distância a percorrer para usufruir de uma consulta são impeditivos para uma população carenciada, sem recursos/meios financeiros ou sem meios de transporte eficazes e de acordo com a medida estas barreiras podiam ser ultrapassadas, melhorando a qualidade de vida de quem se encontra fragilizado. Com a medida apresentada pretende-se não só prestar apoio personalizado e especializado, bem como garantir o primeiro emprego para os jovens recém-licenciados, devidamente remunerados.
Na segunda medida, sabendo que o conhecimento e a educação estão na base do desenvolvimento (bem-estar e qualidade de vida) de uma sociedade, conseguiríamos preparar, instruir e dotar os jovens com ferramentas para conseguirem agir e dar resposta a situações com impacto na saúde mental.
Com a terceira medida pretende-se, através do acesso/registo no site dedicado unicamente à saúde mental, garantir o contacto com especialistas em saúde mental (via telefónica), bem como promover encontros entre jovens, na sua área de residência para a partilha de experiências e contacto com casos de sucesso que os ajudem a superar dificuldades. Para aceder aos serviços de apoio psicológico, os alunos/utentes terão de facultar dados que os identifiquem perante o Sistema Nacional de Saúde e estabelecimento de ensino a frequentar, permitindo desta forma elaborar dados estatísticos para traçar o perfil dos alunos/utentes e a incidência territorial dos registos. Mediante a referenciação no site, será possível ainda enviar mensagens positivas e motivacionais aos utentes/jovens.


Medidas Propostas
  1. Criação de linhas telefónicas especializadas para prestar apoio psicológico.
  2. Realização de formações relacionadas com a saúde mental.
  3. Criação de um site interligado ao Ministério da Saúde e aos estabelecimentos de ensino.