PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica de Alcanede, Santarém


Exposição de motivos
O tema desta edição do Parlamento dos Jovens é, particularmente, importante e pertinente nos tempos em que vivemos. Nem de propósito, em dezembro de 2022, saiu um estudo “Health Behaviour in School-aged Children”(HBSC/OMS), feito em colaboração com a Organização Mundial de Saúde, e a perceção de felicidade dos jovens portugueses (entre os 11, 13 e 15 anos) e o seu grau de satisfação com a vida baixou desde 2018.
Mais de 1 em cada 4 quatro adolescentes portugueses estão infelizes.
Fonte: Agência Lusa,14.12.2022
Os adolescentes portugueses estão mais infelizes e são agora mais os que se sentem irritados, nervosos ou tristes diariamente. É na escola que os jovens passam a maior parte do seu tempo, daí a necessidade de colocar a comunidade educativa a refletir sobre estas questões e valorizar o tema da saúde mental, apostando na prevenção e na articulação da escola com outras entidades e serviços de saúde.
Já não basta só prevenir, esta já é uma realidade instalada na sociedade portuguesa. Os nossos adolescentes precisam de ajuda. Na nossa escola a preocupação em estudar a problemática levou-nos a realizar pesquisas e trabalhos nesta área nas disciplinas de disciplina de Cidadania e Desenvolvimento e na disciplina de Oferta Complementar “Voz dos Alunos”. Também promovemos sessões de debate e esclarecimentos com a colaboração da Psicóloga Escolar. As propostas vencedoras na nossa escola incidem, sobretudo, na urgência de fazer face a um problema real, propondo formas de reforçar serviços já existentes, mas também no estabelecimento de novas parcerias com entidades locais, sobretudo com as Unidades de Saúde Familiar e Juntas de Freguesia, numa lógica de proximidade.


Medidas Propostas
  1. Criar gabinetes de Serviços de Psicologia nas Unidades de Saúde Familiar, em colaboração com as Juntas de Freguesia.
  2. Reforçar os Recursos Humanos nas escolas ligados aos Serviços de Psicologia.
  3. Reforçar a linha telefónica do SNS 24, relativa ao aconselhamento psicológico, 808 24 24 24 - opção 4.