PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica D. Manuel I, Pernes, Santarém


Exposição de motivos
O tema desta edição do Parlamento dos Jovens é atual e muito pertinente, visto que a satisfação com a vida e a perceção de felicidade dos nossos jovem tem diminuído de ano para ano. Este facto tem implicações ao nível da autoestima e autonomia, bem como, ao nível das capacidades socioemocionais. Na escola D. Manuel I os alunos receberam muito bem a problemática e reagiram com grande interesse e curiosidade.
Analisando as medidas apresentadas pelos alunos depreende-se que, para estes, a principal causa das doenças mentais está relacionada com a ansiedade proveniente do excesso de carga letiva e do receio de falhar perante as tarefas apresentadas. Os discentes veem no Psicólogo uma mais-valia na prevenção e tratamento desta problemática, no entanto, entende que é necessário mais investimento nesta área. Os nossos adolescentes precisam de ajuda! Na nossa escola a preocupação em estudar a problemática levou-nos a realizar pesquisas e trabalhos nesta área nas disciplinas de disciplina de Cidadania e Desenvolvimento e na disciplina de Oferta Complementar “Voz dos Alunos”. Também promovemos sessões de debate e esclarecimentos com a colaboração do Psicólogo Escolar. As propostas vencedoras na nossa escola incidem, sobretudo, na urgência de fazer face a um problema real, propondo formas de reforçar serviços já existentes, mas também no estabelecimento de novas parcerias com entidades locais, sobretudo com as Unidades de Saúde Familiar e Juntas de Freguesia, numa lógica de proximidade.


Medidas Propostas
  1. Permitir que se possa aumentar o recurso a atividades práticas, tornar o currículo educativo mais prático.
  2. Diversificar e aumentar a equipa que constitui os serviços de psicologia.
  3. Libertar as tardes para a frequência de diferentes tipos de apoios e/ou terapias, concentrando as aulas teóricas para o período da manhã.