PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica e Secundária Professor João Fernandes Pratas, Samora Correia, Benavente


Exposição de motivos
O Desafio-Problema que mais votos reuniu foi a "A Importância da Inteligência Emocional no combate à Ansiedade, em contexto escolar ".

Nesse seguimento, foram votadas medidas que concorrem para a sua operacionalização, apresentando-se, abaixo, os argumentos/motivos que consubstanciam as mesmas, adiante elencadas.
- Para a Medida 1 - Desenvolvimento do projeto CIEE - Clube de Inteligência Emocional na Escola. Este projeto já teve adesão de algumas escolas em Portugal, com sucesso efetivo e por isso defendemos que seja alargado a todas as escolas, a nível continental e regional (Madeira e Açores), liderado pelo Ministério da Educação. As escolas aderindo ao projeto, ajudariam os seus alunos a desenvolver o conceito de inteligência emocional, tornando-os mais aptos, emocionalmente, para lidar com os diversos problemas do dia-a-dia;
- Para a Medida 2 - Aumentar o número de psicólogos nas escolas - Esta medida diz respeito, neste caso, à facilitação da realização do projeto CIEE, pois, este projeto só é frutífero com a colaboração de psicólogos e para tal, são necessários mais, em contexto escolar;
- Para a Medida 3 - Organizar palestras de divulgação e sensibilização para a inteligência emocional - - Através das palestras, será possível divulgar o conceito de Inteligência Emocional e as suas ferramentas emocionais. Assim, ajudando as pessoas a desenvolver o conceito de inteligência emocional, divulga-se o projeto CIEE, as suas ferramentas e, consequentemente, aumentam-se os benefícios nos jovens, em contexto escolar. Contudo, acreditamos que, se os jovens, em contexto escolar, conseguirem lidar melhor com as suas emoções, todos irão beneficiar – escolas, famílias e sociedade em geral, dado que, certamente, que os episódios de ansiedade, por exemplo, irão reduzir (dados que os registos de atendimento, em contexto escolar e outros, a nível nacional, poderão vir, certamente, a comprovar).


Medidas Propostas
  1. Desenvolvimento do projeto CIEE - Clube de Inteligência Emocional nas Escolas;
  2. Aumentar o número de psicólogos nas escolas;
  3. Organizar palestras de divulgação e sensibilização para a inteligência emocional.