PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Secundária de Benavente


Exposição de motivos
1 - A implementação nas escolas do agrupamento o “Dia do Amigo” com atividades diferenciadoras, de forma a criar momentos de partilha e/ou de reflexão, recorrendo à rádio escolar, divulgação de cartazes e existência de uma “caixa das emoções”.

2.- A Criação de um projeto intitulado “Círculo de Partilha” (CP) com apoio de psicólogos e/ou técnicos especializados de modo a incentivar os jovens a partilhar os seus problemas, contando com o contributo de pessoas que já tenham vivenciado e ultrapassado problemas de saúde mental. Incentivando nos jovens a importância de passar tempo com os amigos e explicar a importância de estabelecer boas relações com os colegas/amigos (desenvolver e potenciar os programas de mentoria).

3 - É importante fomentar mecanismos mais céleres, nas escolas, de apoio na área da Saúde Mental, por exemplo através da criação de um endereço eletrónico e/ou de um contacto telefónico e/ou de uma equipa multidisciplinar (técnicos superiores de psicologia, assistentes sociais, professores, educadores sociais e/ou monitores) que respondam às necessidades dos alunos. Incentivando a articulação com o SPO (Serviço de Psicologia e Orientação).


Medidas Propostas
  1. Implementar nas escolas do Agrupamento o “Dia do Amigo”.
  2. Criação de um projeto intitulado “Círculo de Partilha” (CP).
  3. Criar nas escolas do Agrupamento uma rede e mecanismos de apoio na área da Saúde Mental.