PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Secundária de Alcanena


Exposição de motivos
A Saúde Psicológica diz respeito à forma como sentimos, pensamos, tomamos decisões e nos relacionamos com os outros. Quando alguma destas competências entra em desequilíbrio o nosso bem-estar é posto em causa e em situações mais agudas pode levar à doença mental. Porquê preocuparmo-nos com os jovens? Porque metade das doenças mentais surge na adolescência, mas nem sempre é diagnosticada, nem tratada atempadamente. Daí a importância destas ações para que seja possível criar consciência da existência da doença e compreender os primeiros sinais de modo a podermos prevenir o seu desenvolvimento, envolvendo serviços de saúde, sociais, SPO e toda a comunidade educativa.


Medidas Propostas
  1. Comemoração do dia dedicado à Saúde Mental nas escolas com atividades ajustadas a todos os níveis de ensino dinamizadas por psicólogos, enfermeiros, professores, outros intervenientes, de forma a desenvolver a literacia em saúde psicológica. (sessões de esclarecimento, jogos de autoconhecimento, divulgação de livros de autoajuda, dinâmicas de grupo, grupos de entreajuda, recurso ao blog "Vem conhecer-te e conhecer-nos").
  2. Dinamização do Clube Ubuntu nas escolas com recurso a técnicas de meditação implementadas na prática letiva.
  3. Reforço de equipas multidisciplinares (psicologia e assistência social) em proporcionalidade com o público-alvo, quer nos agrupamentos escolares, quer nas USF (Unidades de Saúde Familiar).