PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Secundária de Penafiel


Exposição de motivos
1- O número de psicólogos que existem nas escolas, é insuficiente tendo em conta o número de alunos. Na maioria das escolas, com centenas de alunos, está existe apenas um(a) psicólogo(a) que está vocacionado para a orientação profissional/vocacional dos alunos e não tanto para resolver problemas de saúde mental, como situações de stress e ansiedade que surgem a um ritmo alarmante. Para as pessoas que mais necessitam, a escola não tem resposta, nem mesmo o sistema nacional de saúde, tendo as famílias que recorrer ao sector privado.
Esta medida visa aumentar o número de psicólogos escolares com formação clínica, evitando assim, a sobrecarga do sistema nacional de saúde. Esta medida prevê uma reunião mensal, por turma, com atividades em que os alunos de forma anónima falem dos seus problemas. Posteriormente, poder-se-ia avançar para sessões individuais para os alunos que delas necessitassem.
2- O Plano Nacional de saúde Mental dos Jovens (PNSMJ) seria uma proposta para ser dirigido em ambiente escolar com a cooperação dos Centros de Saúde da área onde se insere a escola e a família. Este plano consistiria em proporcionar aos jovens várias consultas de rotina e obrigatórias, associadas à saúde mental, totalmente gratuitas e a serem realizadas na escola. Este plano consistiria também no desenvolvimento e acesso a várias palestras informativas e interativas com os diferentes profissionais ligados à saúde mental, envolvendo sempre a comunidade escolar de forma a atuar sempre que possível na prevenção de determinados comportamentos.
3- Estabelecer a nível nacional, uma proposta, onde toda a comunidade escolar não poderia recorrer a telemóveis e redes sociais (smartphones, portáteis, computadores…), dentro do espaço escolar. Este dia seria uma vez por mês, devidamente calendarizado ao longo do ano letivo e preenchido com várias atividades. Desta forma, nesse dia iria prevalecer a arte de bem conversar e de interagir com o outro cara a cara.
Ao garantir que uma vez por mês, um dia seria preenchido com atividade, estas poderiam ser direcionadas para desenvolver competências das futuras gerações, como por exemplo atividades sobre literacia financeira, hábitos alimentares saudáveis, primeiros socorros, etc.


Medidas Propostas
  1. Aumentar o número de psicólogos nas escolas.
  2. Implementar o Plano Nacional de Saúde Mental dos Jovens (PNSMJ) em contexto escolar.
  3. Dia sem telemóvel nas escolas.