PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Secundária Inês de Castro


Exposição de motivos
Criação de linhas de apoio nas escolas, como por exemplo a Caixa Preta" - Esta medida permite chegar a todos os alunos, especialmente aqueles que ainda têm alguma vergonha ou medo de falar com alguém que os possa ajudar. A ideia é, por exemplo, a criação de uma caixa, colocada num local seguro da escola e apenas aberta pelos psicólogos, ou a criação de uma linha de contacto ou criar um “chat de ajuda”, onde os alunos podem colocar questões relativamente à saúde mental, assim como pedir dicas e conselhos relativamente às ansiedades por que passam. Assim, os jovens estão mais confortáveis e são incentivados a partilhar e entender os seus problemas e, assim, minimizar o seu impacto, ultrapassando-os o mais cedo possível.
“Palestras e Formações Mensais para a Comunidade Escolar, para promover a Saúde Mental” - Por não existir uma preparação para que os problemas mentais sejam detetados com maior brevidade, a sua resolução é dificultada. Quando são detetados precocemente, a sua resolução é mais fácil e rápida. Muitos são os jovens que passam por situações delicadas, sem que ninguém perceba. Uma vez que as consultas de psicologia têm listas intermináveis com tempos de espera extensos, há que minimizar todo o impacto negativo que os problemas mentais causam, dotando toda a comunidade com conhecimento suficiente para ajudar e/ou para alertar a quem possa ajudar, ou aconselhando a pedir ajuda. Assim, a ocorrência de palestras e formações mensais para a comunidade escolar, com o objetivo de dotar as pessoas com conhecimento suficiente para detetar algum sinal de perturbação mental, permite-lhes lidar não só com a saúde mental dos outros, mas também com a sua própria. As temáticas serão direcionadas para os problemas que tiverem maior incidência em cada momento, em cada escola.
“Tornar a Psicologia numa área com as mesmas valências da medicina” - o SNS não consegue dar resposta à procura de consultas de psicologia que requerem um acompanhamento regular. No sistema privado as consultas são muito dispendiosas, que um seguro ou um plano de saúde não abrangem, uma vez que a consideram como área de saúde e bem-estar, tendo a consulta de ser paga na íntegra pois não é comparticipada. Assim, são poucos os que realmente conseguem suportar os valores muito altos das consultas. A forma de colmatar esta situação e tornar a psicologia acessíveis a todos é tornar as consultas de psicologia numa área com as mesmas valências da medicina, ao contrário do que é neste momento, uma categoria de saúde e bem-estar. Já passamos do ponto em que a saúde mental era apenas um problema dos outros e que não é relevante o suficiente para ser tratada. Os problemas mentais são problemas de saúde graves e, se não se pode trabalhar com problemas físicos, também sem uma saúde mental equilibrada se consegue trabalhar. A mente, a par do coração, mantém-nos vivos então, passemos a dar a devida importância a esta questão. Não podemos ser cidadãos equilibrados sem uma mente sã.


Medidas Propostas
  1. Criação de linhas de apoio nas escolas, como por exemplo "Caixa Preta".
  2. Palestras e formações mensais para a comunidade escolar, para promover a Saúde Mental.
  3. Tornar a Psicologia uma área com as mesmas valências da medicina.