PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Secundária Infante D. Henrique, Porto


Exposição de motivos
Os jovens vivenciam diariamente muitas emoções, boas ou más, e muitos são os fatores que podem influenciar negativamente a saúde mental. Consideramos que é necessário, em primeiro lugar, que os jovens entendam o que é a saúde mental, que saibam identificar as suas emoções, sintomas e sinais de problemas de saúde mental, de forma a prevenir e resolver adversidades que os afetam no período conturbado da adolescência. Este período de grandes transformações físicas, psicológicas e sociais constitui um constante desafio que requer um acompanhamento familiar, escolar e por profissionais de saúde. Neste período de dificuldades que atravessamos pós pandémico, de crise internacional e económica, que muito afeta as famílias, nunca foi tão pertinente o tema da saúde mental. As medidas propostas são o contributo que a escola pode oferecer aos jovens que passam mais tempo junto dos seus pares do que dos seus pais.


Medidas Propostas
  1. Criar uma aplicação denominada "Semáforo" para monitorizar o estado de saúde mental dos alunos. Esta aplicação permitiria aos jovens fazer jogos, de forma anónima, sobre o seu estado psicológico que detetassem sintomas e problemas de saúde mental.
  2. Criar sessões de terapia de turma em contexto de sala de aula onde profissionais de saúde abordariam as problemáticas da adolescência e as suas implicações na saúde mental e esclareceriam dúvidas dos alunos sobre questões que afetam o seu bem-estar psicológico.
  3. Reforço da atividade física, quer na disciplina de Educação Física quer no Desporto Escolar.