PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA
Escola Básica da Areosa, Porto
Exposição de motivos
Medida 1:- O “cheque-psicólogo” deverá permitir o acesso gratuito a cuidados de saúde mental, abrangendo a prevenção, o diagnóstico e o tratamento.
- Uma vez que a atuação dos psicólogos escolares se direciona para uma intervenção psicopedagógica/educacional, com uma vertente de intervenção mais universal, fica a descoberto a intervenção clínica, daí a importância de uma bolsa de psicólogos clínicos, com o intuito de assegurarem este tipo de acompanhamento, muito à semelhança do que já acontece com o “cheque-dentista”.
- Esta medida possibilitará a todos os jovens, ao longo do seu desenvolvimento, o acesso mais célere e gratuito à psicologia clínica, numa perspetiva de prevenção, diagnóstico e tratamento no campo da saúde mental.
Medida 2:
- A aplicação disponibilizará: colocação de questões aos profissionais, teleconsultas, estratégias de relaxamento e autocontrolo, conteúdos, local onde os jovens possam interagir e espaço individual de autorregulação (registo diário do humor, das crises, horas de sono e refeições, entre outros).
- A divulgação da aplicação será feita pelas escolas que deverão, ainda, fornecer aos alunos os códigos de acesso à mesma.
- O apoio emocional e a partilha de sentimentos/experiências entre os pares e/ou especialistas, através de uma ferramenta digital que lhes é muito familiar e de acesso fácil é uma prioridade, na medida em que proporciona respostas às necessidades dos jovens, muitas delas de caráter urgente, surgidas no seu quotidiano, muito em particular na situação pandémica que vivemos, a qual teve grande impacto na saúde mental da comunidade escolar.
Medida 3:
- Ao criar 1 tempo semanal, envolvendo momentos que proporcionem de forma lúdica, ativa e inclusiva aprendizagens no âmbito do autocuidado e do bem-estar, em espaços alternativos /flexíveis de aprendizagem, estaremos a incrementar a promoção da saúde mental nas escolas, assim como na sociedade em geral.
- Promover experiências fora das salas de aula é uma forma de multiplicar as maneiras de ensinar e aprender e, com isso, diversificar as estratégias de construção do conhecimento.
- Existem programas que já se inspiram no conceito de educação integral não apenas como modalidade de ensino, mas como um olhar para todas as dimensões humanas. A interação com a natureza traz diversos benefícios para o desenvolvimento integral do aluno, sendo um ambiente de aprendizagem onde se pode ler um livro, realizar exercícios, moderar debates e muitas outras possibilidades nesse conceito de ensinar do lado de fora, defendendo assim as vivências fora da sala de aula e ao ar livre, permitindo o acesso às áreas livres além dos intervalos das aulas.
Medidas Propostas
- Atribuição de um “cheque-psicólogo” a todos os alunos, a inserir num Programa Nacional de Promoção de Saúde Mental nos Jovens.
- Criação de uma aplicação, gerida por profissionais especializados na área da saúde mental, onde os alunos possam falar sobre os seus problemas e partilhar o que sentem.
- Implementar no horário do ensino básico 1 tempo semanal, com atividades dirigidas ao autocuidado e bem-estar, fora da sala de aula tradicional, preferencialmente ao ar livre, de modo a propiciar aprendizagens mais lúdicas, ativas e inclusivas.