PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Agrupamento de Escolas de Penafiel Sudeste


Exposição de motivos
Em todo o mundo, a ausência de cuidados de saúde mental adequados causa sofrimento a crianças e jovens. Negligenciar a saúde mental na infância e adolescência pode impedir as crianças de usufruírem dos seus direitos e atingirem o seu verdadeiro potencial. As perturbações de saúde mental diagnosticáveis afetam cerca de 1 em cada 7 (14 %) crianças e jovens entre os 6-18 anos de idade no mundo. Metade destas perturbações começam aos 14 anos de idade, mas a maioria, embora tratáveis, passam despercebidas e não são analisadas.
Todas as crianças têm o direito de crescer em ambientes seguros, protetores e tolerantes, com relações de apoio, acesso a serviços de saúde mental e apoio psico-social de qualidade.
A COVID-19 colocou a saúde mental e o bem-estar de toda uma geração em maior risco. As crianças e os jovens viram as suas rotinas alteradas, o acesso a atividades recreativas e escolares restringido, bem como se tornou uma preocupação o rendimento e saúde da sua família


Medidas Propostas
  1. Sensibilizar os jovens, pais, professores e restante comunidade escolar para a importância real da Saúde Mental utilizando os media como promotores da adoção de comportamentos e atitudes adequadas.
  2. 2. Promover palestras para Encarregados de Educação e alunos com o objetivo de incutir uma rotina produtiva com comportamentos saudáveis.

  3. Aumentar o número de profissionais na escola de modo a diagnosticar atempadamente possíveis problemas de saúde mental.