PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Agrupamento de Escolas Frei João de Vila do Conde, Vila do Conde


Exposição de motivos
Numa altura em que a saúde mental dos jovens necessita de uma atenção cada vez maior, consequência da pandemia e de outros fatores, consideramos que a escola pode e deve ser uma das instituições que deve estar na primeira linha de ação nessa ajuda. É neste sentido que apresentamos as nossas medidas. Está provado que o exercício físico é fundamental na saúde física e psíquica dos jovens. Consideramos que a carga horária deve ser reformulada e dotar a nossa escola quer de meios quer de mais tempo para uma maior prática de desporto. Para que isso aconteça, devem ser disponibilizadas mais horas à disciplina de Educação Física e mais tempo para o desporto Escolar. Paralelamente, a escola deve ser dotada de um espaço, munido de psicólogos e nutricionistas que possam dar resposta aos problemas do foro psíquico com que cada vez mais os jovens se deparam. A alimentação também é importante no bem-estar psíquico dos jovens. Muitas vezes, os mesmos necessitam de informação e acompanhamento de um profissional. Seria neste espaço aberto e acolhedor que muitos dos jovens poderiam ser alvo de diagnóstico relativo aos problemas que os afetam e dada uma primeira resposta a esse mesmo problema. Finalmente, estamos certos que a experiência profissional dos docentes e, principalmente a sua experiência humana deveriam ser contributos importantes na ajuda àqueles que chegam à escola sem um suporte efetivo e afetivo da família. Retirar horas letivas aos docentes mais velhos e com mais experiência e possibilitar-lhes um encontro mais personalizado traria duas vantagens: o docente cansar-se-ia menos fisicamente e dava um apoio mais personalizado a cada jovem que o necessitasse. A escola deve aproveitar a experiência, a sabedoria e a empatia de saber escutar dos mais velhos e colocá-las ao serviço dos alunos.
Em suma, na nossa perspetiva, a resposta ao problema da saúde mental dos jovens passa, pois, por um maior atenção à saúde física de cada jovem e, simultaneamente, criar espaços dotados de profissionais, plenos de humanidade e de sabedoria teórica e experiencial.


Medidas Propostas
  1. Reformulação da carga horária, com a atribuição de mais tempos letivos à Disciplina de Educação Física e reforço de horas para o desporto Escolar.
  2. Criação nas escolas do espaço “SOS Jovem” dotado de psicólogos e nutricionistas, de modo a que o mesmo possa responder aos problemas dos Jovens.
  3. Reforço de horas para “Professores Tutores” (Com perfil baseado na vasta experiência de vida), visando o acompanhamento do maior número de alunos possível, independentemente de terem duas mais retenções.