PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Agrupamento de Escolas de Aver-o-Mar, Póvoa de Varzim


Exposição de motivos
Propomos a atribuição de um cheque psicológico a cada aluno à semelhança do cheque dentista. A partir dele pretendemos facilitar o acesso dos alunos a um acompanhamento psicológico gratuito e regular, reduzindo os gastos económicos das famílias, atendendo ao elevado custo das consultas e à falta de recursos no SNS.
As competências socioemocionais em contexto escolar têm sido consideradas preditoras de bem-estar e sucesso académico. Assim, é fundamental a revisão dos programas escolares, prevendo a inclusão de programas de competências socioemocionais nas escolas, junto das crianças e jovens, como medida de promoção da saúde mental e estabelecendo dias específicos para a prática de atividades lúdicas, sensoriais e de relaxamento, essenciais para a Saúde Mental.
É fundamental ter um técnico Superior (Psicólogo) afeto ao Agrupamento/Escola, por forma a garantir o desenvolvimento de um trabalho permanente e continuo, uma vez que se estabelecem relações de confiança/ empatia e com as constantes alterações, estas quebram-se, não sendo benéficas para os jovens em acompanhamento, pois implica uma nova adaptação e o estabelecimento de uma nova relação empática e de confiança.


Medidas Propostas
  1. Atribuição do Cheque Psicológico
  2. Promoção de competências socioemocionais
  3. Manutenção do técnico Superior (Psicólogo) afeto ao Agrupamento/Escola