PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Agrupamento de Escolas Manoel de Oliveira, Porto


Exposição de motivos
1. As ações de convívio (Por Exemplo: Festas, Sessões de dança, Piqueniques bi-trimestrais num convívio de várias turmas em espaços exteriores da escola), decididas e planeadas em Assembleias de Turma e Assembleias de Delegados de Turma, sob orientação de professores e técnicos, poderão levar a uma melhoria do bem-estar emocional/psicológico, contribuindo para a construção e desenvolvimento da personalidade dos adolescentes/jovens e, também, ajudar os alunos a socializarem, promovendo a sua saúde social e mental.
2. Os momentos de formação (Workshops, Ateliers, Oficinas de, por exemplo, Pastelaria, Culinária, Padaria, Estética, Artes plásticas, entre outras), para além de contribuírem para o enriquecimento do interesse e participação dos alunos, levando ao seu autodesenvolvimento, também, no caso de atividades relacionadas com a confeção de alimentos (e.g. Pastelaria, Culinária, Padaria…), poderiam ser uma oportunidade de aumentar a variedade de alimentos disponível (à venda) no bufete dos alunos (assegurando que fossem alimentos saudáveis), contribuindo para o bem-estar emocional e perceção de qualidade de vida e, ao mesmo tempo, incentivando à alimentação saudável dos alunos.
3. Planear e implementar mais atividades, que envolvam direta e ativamente os alunos no seu planeamento e implementação, como atividades desportivas/culturais (e. g. Clubes de Voleibol, basquetebol, futebol, visitas de estudo a Museus, Teatros, Universidades, Parques biológicos e zoológicos…), fará com que os jovens melhorem tanto a sua saúde física, tanto como mental, pois a realização destas atividades poderá ser uma alternativa a comportamentos que prejudicam a saúde psicológica, ajudando a enfrentar e resolver os problemas que eles possam “carregar nas costas” durante o seu dia-a-dia, tornando-os mais capazes para escolhas comportamentais saudáveis.


Medidas Propostas
  1. Promover atividades de convívio entre os alunos.
  2. Promover momentos de formação para alunos.
  3. Dinamizar atividades extracurriculares de âmbito cultural/desportivo.