PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Agrupamento de Escolas de Paredes


Exposição de motivos
No âmbito do Projeto “Parlamento Jovens”, este ano letivo o tema definido é “Saúde Mental nos Jovens”, sendo algo que consideramos bastante importante, tendo em conta o contexto atual.
Ao longo da vida, qualquer um pode ser afetado por problemas da saúde mental, com maior ou menor gravidade. Alguns acontecimentos e dificuldades, tais como a perda de um familiar próximo ou de um amigo, a exposição a dificuldades económicas, o desemprego, a violência física ou psicológica podem ser a causa deste problema. Fatores genéticos ou traumáticos podem também dar origem a esses problemas.
Os problemas da saúde mental nos jovens normalmente aparecem entre os 10 e 19 anos e é responsável por 16% da carga global do corpo. Normalmente não é tratada nem diagnosticada. Os pais e professores devem estar assim em alerta. Caso seja diagnosticada, deve ser tratada o mais rápido possível, pois pode ser a causa de um conjunto muito alargado de problemas.
A saúde mental tem duas grandes problemáticas: a depressão e a ansiedade, sendo a primeira a mais frequente entre as pessoas.
A saúde mental e a física tendem a caminhar lado a lado. Para termos uma boa saúde mental é preciso que a física esteja bem e vice-versa.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a saúde mental é caracterizada por um estado de bem-estar, onde as pessoas são capazes de apreciar a vida, trabalho e controlar as suas emoções, ou seja, é cada pessoa conseguir lidar com os sentimentos positivos (alegria, amor…) como os negativos (tristeza, ciúmes…). A saúde mental é sentirmo-nos bem connosco próprio e nas relações com os outros.
Temos que estar alerta para esta problemática silenciosa….


Medidas Propostas
  1. Intervenções psicológicas individuais online, em grupo ou autoguiadas.
  2. A existência de equipas nas escolas para trabalhar junto de alunos e pais de modo a contribuir, sempre que for necessário, para a mudança no sentido de criar um ambiente psicológico seguro e positivo.
  3. Criação de uma linha de emergência anónima para casos de saúde mental nas escolas.