PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Agrupamento de Escolas de Lousada Oeste


Exposição de motivos
Considerando que um em cada sete jovens sofrem de problemas de saúde psicológica (WHO, 2121), que não têm acesso ao apoio psicológico apropriado e que o contexto Escolar é também o contexto educativo e de formação do aluno como um todo social, cognitivo e intelectual, sendo também um meio privilegiado para o acesso e acompanhamento psicológico aproveitando o contexto de proximidade ao jovem e aos seus pares, as medidas propostas visam o apoio especifico em contexto escolar, dotando as escolas de recursos técnicos e humanos para responder à crescente procura de apoio por parte dos jovens, mas também da comunidade escolar.
A Escola passaria a estar mais preparada para a importante função de educar para o desenvolvimento de jovens cidadãos participativos e responsáveis, conscientes e preparados para uma sociedade mais saudável e livre do medo e dos estigmas, para a prevenção e intervenção na promoção de apoio psicológico que promova o desenvolvimento biopsicossocial adaptativo e poderia disponibilizar, na medida dos possíveis, os recursos para uma resposta eficiente às situações que surgem nesta faixa etária.
Num segundo ponto, considerou-se a possibilidade de alargar/dotar as linhas de apoio na área de saúde mental de profissionais com a especificidade no atendimento aos jovens, o que permitiria um atendimento mais alargado (24h e fins de semana).
Numa outra vertente o grupo de deputados em Sessão Escolar, manifestou a sua preocupação em relação à carga letiva da escola e ao tempo passado na mesma, e defenderam a importância de serem feitas alterações no modelo e na organização escolar, que, com o curriculum e carga letiva, ocupa um tempo muito significativo da vida do aluno, não permitindo muitas vezes o espaço afetivo para outras aprendizagens e atividades de lazer, para um maior equilíbrio entre o convívio na Escola e na Família ou para projetos que estimulem a criatividade ou o associativismo.


Medidas Propostas
  1. Dotar as Escolas recursos na área de saúde mental/psicologia clínica que possam responder às necessidades da comunidade escolar
  2. No orçamento de estado, haver um apoio específico para a saúde mental em contexto escolar, a ser aplicado em serviços e linhas de apoio às escolas
  3. Reduzir a carga e o tempo letivo (organização/revisão curricular) para permitir ao aluno, maior tempo de lazer e de dedicação a outros projetos.