PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Agrupamento de Escolas de Lousada Este


Exposição de motivos
A Saúde Mental é um tema muito abordado e discutido nos últimos anos, pois a generalidade da população continua a ter dificuldades em lidar com esta matéria. Julgamos que os sucessivos confinamentos a que a pandemia COVID-19 obrigou, tiveram um efeito extremamente negativo na saúde mental da população em geral. Particularmente nos jovens, verifica-se um número crescente de casos de crianças e adolescentes com problemas psicológicos. O isolamento físico e emocional, provocado pela pandemia COVID-19, pela dependência dos videojogos e das redes sociais, constitui um novo desafio e um fator de instabilidade psicológica para os jovens. Assim, consideramos que é necessário que o governo, com os Ministérios da Saúde e da Educação, particularmente as políticas públicas da educação, reforcem a sua atenção na saúde mental das crianças e jovens. Para que todos os jovens possam ter acompanhamento no Serviço Nacional de Saúde, seja qual fora sua condição social e económica, propomos a criação de um “Cheque-Psicólogo” que pode ser utilizado em qualquer psicólogo clínico aderente, em consultórios ou clínicas privadas. Este programa seria destinado especialmente às crianças e jovens até aos 18 anos.
É um facto que um número muito significativo de crianças e jovens enfrentam problemas psicológicos. Apesar das campanhas de sensibilização, muitos jovens têm vergonha de manifestar os seus problemas. Por vezes, quando os pais ou os professores se apercebem que algo não está bem, os problemas psicológicos podem ter evoluído para um estado muito avançado, e até já ser tarde. Assim, se existissem sessões de acompanhamento com os psicólogos das escolas, mesmo para os alunos não sinalizados, isso poderia ajudar a prevenir e detetar problemas de saúde mental.
Por sua vez, a disciplina de Cidadania e Desenvolvimento é a aula ideal para abordarmos o tema da saúde mental. Defendemos também que esta aula não deve decorrer sempre no espaço fechado da sala de aula. A aula pode decorrer noutros espaços da escola, incluindo o exterior, ao ar livre. Este ambiente seria ideal para ajudar os alunos a não estarem fechados sobre si próprios, ou seja, a falar abertamente sobre as suas preocupações e os seus problemas. Por último, preencher os espaços públicos da escola com mensagens positivas pode ajudar-nos a nós, alunos a adotar uma postura otimista perante os acontecimentos e a vida. Frases e mensagens construtivas contribuem para termos um olhar mais positivo para o nosso presente e o nosso futuro. Apesar dos problemas e das incertezas, essa perspetiva otimista pode fazer-nos ver mais facilmente uma possibilidade de mudança e de resolução das angústias das crianças e jovens, beneficiando a nossa saúde física e mental.


Medidas Propostas
  1. Criação de um programa "Cheque-Psicólogo" pelo Serviço Nacional de Saúde.
  2. Reforçar a rede de psicólogos escolares, garantido nas escolas públicas a existência de um psicólogo para cada 250 alunos.
  3. Usufruir de uma aula mensal de Cidadania e Desenvolvimento dedicada à saúde mental, num espaço diferente da sala de aula.