PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Agrupamento de Escolas de Padrão da Légua, Matosinhos


Exposição de motivos
A saúde mental é um tema que preocupa cada vez mais os jovens.
A maior parte tem noção que há inúmeros adolescentes e jovens que não procuram ajuda, sendo a baixa literacia em saúde mental apontada como tendo influência sobre o reconhecimento precoce da perturbação e os comportamentos de procura de ajuda. Referem, ainda, que não existe praticamente nenhum investimento governamental multissetorial (Segurança Social, Saúde e Educação) em programas abrangentes, integrados, e baseados na evidência, que consciencializem, promovam e protejam a saúde mental dos adolescentes.
Assim consideram que a realização de sessões regulares com psicólogos e palestras sobre a saúde mental serão fundamentais para esclarecer e orientar os alunos sobre as alterações/ transformações fisiológicas, psicológicas, emocionais, sentidas nas fases da puberdade e da adolescência e ajudarão na aquisição de estratégias para superar as dificuldades experimentadas. Consideram, ainda, que é necessário cada vez mais os jovens ouvirem-se e serem ouvidos, por isso defendem a existência de grupos de partilha, isto é, grupos em que sentem que todos têm as mesmas problemáticas e é possível desabafar, expressar sentimentos e frustrações e assim através do diálogo/terapia resolver as suas inquietudes, ansiedades e medos.
Sentem, também, que é muito importante ter boa autoestima, pois uma pessoa com forte autoestima será capaz de lidar melhor com as situações e adversidades da vida. Mas, para fortalecer a autoestima temos de ter em consideração quatro elementos fundamentais: a autoaceitação, a autoconfiança, as capacidades sociais e a rede social em que cada pessoa se insere. Assim, com a ajuda de jogos/atividades podem desenvolver uma série de técnicas que permitem melhorar/aumentar a autoestima.


Medidas Propostas
  1. Aumentar, nas escolas, o número de Técnicos Especializados, particularmente psicólogos, especializados em saúde mental.
  2. Criar em cada escola grupos de alunos com idades e experiências de vida semelhantes, para depois com a ajuda e mediação de psicólogos trocarem as suas inquietações e experiências. Só assim os jovens conseguirão falar do que os perturba, ultrapassar os seus problemas e viver com isso de uma forma mais saudável.
  3. Realização de jogos/atividades para ajudar a elevar a autoestima.