PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Agrupamento de Escolas de Cristelo, Paredes


Exposição de motivos
De acordo com a SNS "A saúde mental é a base do bem-estar geral e diz respeito a um nível de qualidade de vida cognitiva ou emocional ou a ausência de uma doença mental", porém, apesar de claramente relevante e vital, é muitas vezes desvalorizada pela sociedade. Em 2021, Portugal foi considerado o 2° país da UE com mais pessoas a sofrer de depressão crónica, e suicidavam-se 3 pessoas por dia. A ordem dos psicólogos afirma ainda que 1 em cada cinco crianças e jovens revelam perturbações mentais e problemas comportamentais e sociais. Daí que as nossas propostas baseiam-se em 3 eixos fundamentais: conhecer a realidade do problema; falar sobre o problema e capacitar as escolas com profissionais adequados que implementem os 2 primeiros eixos.


Medidas Propostas
  1. Realização de Tertúlias coletivas entre alunos da mesma turma ou de várias turmas para falarem e partilharem experiências e conselhos.
  2. Realização de Inquéritos e entrevistas individuais pelas equipas dos gabinetes de psicologia das escolas de forma a caracterizar a comunidade estudantil e diagnosticar os principais problemas.
  3. Reforçar as equipas dos gabinetes de psicologia dos Agrupamentos de Escolas, num rácio de 1 psicólogo por 500 alunos.