PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica D. Pedro I, Canidelo, Vila Nova de Gaia


Exposição de motivos
1-Como equilíbrio da saúde mental é necessário promover o exercício físico, indutor das hormonas da felicidade. “Os dez movimentos do Mindfulness” e as posturas físicas adequadas, são alguns dos exemplos, que se podem adotar. As técnicas de meditação são simples de aprender e baseiam-se, em primeiro lugar, na respiração. Promovem a redução do stress, a atenção, a concentração, a autoestima, criatividade e a nossa saúde em geral.
2- A nossa proposta é combater o preconceito relativo as doenças mentais, isto porque a sociedade não trata das mesma forma as doenças mentais das doenças físicas. Ou seja, promover o esclarecimento com debates sobre o próprio tema. Saúde mental é um problema que afeta muita gente mas que a sociedade em geral desvaloriza. É importante reconhecer a sua importância, perceber como identificar os problemas de saúde mental e como os tratar. Combater o preconceito é sempre falar sobre o tema. Propor debates e tentar entender que todo mundo tem a sua maneira de funcionar, mesmo sendo bastante diferente. Tentar construir formas de convivência que não afastem quem é diferente também é uma maneira.
3- Implementar gabinetes de apoio nas escolas. Divulgação por meio de publicidade televisiva ou na rua, deste tipo de doenças. Incentivar as pessoas, familiares e amigos a pedirem ajuda sempre que identificarem algum problema do foro mental. Ajudar as pessoas a admitirem que tem um problema de saúde mental pode fazer total diferença na vida de qualquer um.


Medidas Propostas
  1. Implementar técnicas de relaxamento e "mindfulness" nas escolas. Adoção de posturas e exercícios físicos para o bem estar.
  2. Combater o preconceito na sociedade associado à saúde mental.
  3. Promover ajuda às pessoas que apresentam estas doenças, nomeadamente na comunidade educativa.