PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica Dr. Costa Matos, Vila Nova de Gaia


Exposição de motivos
1. Sendo o bem estar juvenil uma preocupação evidente no contexto atual pós pandemia, torna-se urgente a definição de medidas concretas de avaliação e suporte ao saudável desenvolvimento da saúde mental.
Com esta medida, possibilita-se a rastreio do estado psicossomático dos alunos e orientação para um plano de ajuda eventualmente necessário. Paralelamente permite o estudo estatístico prévio à definição de medidas institucionais mais adequadas.
Permitir ainda promover junto dos jovens estratégias de autoconhecimento, autoestima e relacionamento interpessoal.
2.A cada escola deverão ser concedidos os recursos técnicos necessários, designadamente na área da psicologia e ação social, para apoiar os alunos nos desafios emocionais inerentes às suas vivências. Este serviço deverá ser capaz de garantir um trabalho contínuo e sistemático em grupo e/ou individualizado de acordo com as necessidades evidenciadas pelos jovens. Este apoio fundamental nem sempre é garantido pelas famílias, pelo que é vital que estes serviços vão ao encontro dos alunos num dos lugares onde ocupam grande parte do seu dia.
Também nas aulas de Cidadania deveria ser mais frequente a participação das psicólogas escolares em sessões sobre saúde mental e estratégias potenciadoras de um desenvolvimento saudável.
3.A carga horária excessiva impede o aluno de usufruir de tempo de lazer ou da prática de atividades lúdicas ou desportivas, prejudicando assim a sua saúde mental. Os jovens revelam cada vez mais dificuldade em gerir as suas emoções, raivas e angústias. Estudos comparativos da carga horária, em 32 países, concluíram que os alunos portugueses do 1.º e do 2.º ciclo passam mais tempo em aulas que a maioria dos colegas europeus.


Medidas Propostas
  1. IMPLEMENTAÇÃO DE ATIVIDADES DE AUTOCONHECIMENTO, AVALIAÇÃO DA SAÚDE MENTAL E APOIO NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DOS JOVENS, POR TÉCNICOS ESPECIALIZADOS NA ESCOLA.
  2. GARANTIR MAIOR CAPACIDADE DE RESPOSTA DOS SERVIÇOS DE PSICOLOGIA E ORIENTAÇÃO ESCOLARES.
  3. REAJUSTE DA CARGA HORÁRIA ESCOLAR, DE MODO A PERMITIR AOS ALUNOS A REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES EXTRACURRICULARES ASSOCIADAS AO DESPORTO OU ÀS ARTES, BEM COMO TEMPO LIVRE PARA LAZER E UMA VIVÊNCIA MAIS PLENA DAS SUAS RELAÇÕES PESSOAIS E/OU FAMILIARES.