PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Secundária Dr. Joaquim Gomes Ferreira Alves, Valadares, Vila Nova de Gaia


Exposição de motivos
A sociedade atual tão competitiva carece de ferramentas que permitam aos cidadãos uma saúde mental capaz de enfrentar os entraves que se lhes colocam diariamente. Neste processo, será fundamental focar a ação em atividades de reflexão e
formação individuais e/ou coletivas, que envolvam diversas instituições, no sentido de sensibilizar para esta problemática e, desta forma, tornar a saúde mental um tema que obrigatoriamente se torne essencial na vida de cada um.


Medidas Propostas
  1. Promoção de eventos culturais e desportivos, que contribuam positivamente para a saúde mental e bem-estar dos jovens, incentivando as relações interpessoais. Esta medida tem como principal objetivo combater o isolamento e o medo de socializar, dinamizando essas atividades de forma criativa.
  2. Criação de campanhas de sensibilização e de promoção dos problemas dos jovens com os seus responsáveis e, consequentemente, sensibilizá-los, na maioria das vezes, para estarem atentos às manifestações de distúrbios e oferecer soluções possíveis.
  3. Diminuição e dinamização da carga horária escolar, de forma evitar o esgotamento dos alunos e também para que eles tenham tempo para si próprios e próximos.