PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Secundária Gaia Nascente, Vila Nova de Gaia


Exposição de motivos
As nossas medidas e projeto de recomendação têm como objetivo a prevenção e alerta para um problema que tem vindo a surgir com uma maior incidência nos últimos tempos que é a saúde mental dos jovens.
Na nossa primeira medida, temos como objetivo de no núcleo familiar, na escola (os alunos, funcionários, professores e colegas) incentivar a autoestima, como por exemplo, valorizar as características singulares dos jovens, criando salas de convívio com jogos com tarefas motivacionais, com zonas de relaxamento, dirigidos pelos serviços de psicologia. No caso de situações de bullying, deve atuar-se de imediato, de forma rigorosa e firme. É crucial prestar mais atenção e apoio a jovens estrangeiros, pois podem ser mais vulneráveis, uma vez que se encontram num país com uma cultura diferente do seu país de origem.
Na nossa segunda medida consideramos importante falar e discutir o tema da saúde mental, dentro do meio escolar atuando preventivamente, através de palestras e workshops alusivos a esta temática. Com o objetivo de incluir todos os alunos e rejeitar preconceitos é necessário, também, promover o bem-estar dos alunos através de modalidades desportivas interescolas, como por exemplo, hóquei, futebol, basquetebol, dança, entre outros.
Para concluir, é crucial a demonstrar total disponibilidade para com o próximo, uma vez que pode melhorar consideravelmente o bem-estar do próximo.


Medidas Propostas
  1. Incentivo à autoestima e às características singulares de cada jovem.
  2. Discutir/refletir sobre a saúde mental dos jovens dentro do meio escolar.
  3. Promover modalidades desportivas interescolas.